Materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura que buscou investigar a presença de materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional (PC). Foram selecionadas as principais bases de pesquisa que possuem publicações relacionadas ao PC escritas em português e inglês entre os anos de 2015- 2019. Como resultados, foram revelados que o uso de ferramentas digitais, como Scratch e Lightboot, são mais utilizados e que o ensino de PC está restrito nessas formações a aprender a desenvolver projetos utilizando as ferramentas. Assim, a pesquisa demonstrou que esta é uma área nova na literatura, com muitas lacunas a serem estudadas, principalmente para professores que atuam em modalidades de ensino como a Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Materiais didáticos, Pensamento computacional, Mapeamento sistemático

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Publicado
22/11/2021
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MEDEIROS, Soraya Roberta dos Santos; MARTINS, Cibelle Amorim; MEDEIROS, Inácio Gomes. Materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1096-1106. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218681.