Dados Abertos Educacionais Brasileiros: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Leandro A. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodrigo L. Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-3598-5204
  • Rodrigo N. P. M. de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


Dados abertos educacionais brasileiros carregam informações importantes para todo o contexto educacional, mas ainda pouco utilizados. A área vem crescendo nos últimos anos, mas ainda não gera conteúdo suficiente para todos os níveis da educação brasileira. Este mapeamento sistemático abrangeu artigos científicos que tratam de dados abertos educacionais brasileiros. O estudo conseguiu identificar que nos últimos três anos aumentou o interesse por esta área de pesquisa, mas a maioria focada no ensino superior, dados do ensino fundamental e médio vêm sendo pouco explorados. Este artigo traz um panorama da utilização de dados abertos educacionais no Brasil, demonstrando que ainda há muito o que investir nessa área de pesquisa.

Palavras-chave: Dados abertos educacionais, INEP, Microdados

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Publicado
22/11/2021
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FERREIRA, Leandro A.; RODRIGUES, Rodrigo L.; SOUZA, Rodrigo N. P. M. de. Dados Abertos Educacionais Brasileiros: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1186-1195. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218158.