Recursos Educacionais Abertos para o Ensino e Aprendizado de Programação no Brasil: Primeiros Referenciais

Resumo


Este estudo apresenta um panorama geral sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino e aprendizado de programação no Brasil. Por meio de um estudo de caso exploratório, foram coletados e analisados 37 REAs a fim de fornecer os primeiros referenciais sobre o assunto. O estudo apresenta um resumo dos recursos, além de debater o nível de abertura e identificar os principais produtores. Apesar dos dados promissores, os resultados apontam os problemas dos recursos, como formatos proprietários e falta de mecanismos de buscas.

Palavras-chave: recursos educacionais abertos, REA, ensino e aprendizado, programação de computadores, Brasil

Referências

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Publicado
22/11/2021
DEUS, William Simão de; BARBOSA, Ellen Francine. Recursos Educacionais Abertos para o Ensino e Aprendizado de Programação no Brasil: Primeiros Referenciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1211-1220. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218391.