Recursos Educacionais Abertos para o Ensino e Aprendizado de Programação no Brasil: Primeiros Referenciais

Resumo


Este estudo apresenta um panorama geral sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino e aprendizado de programação no Brasil. Por meio de um estudo de caso exploratório, foram coletados e analisados 37 REAs a fim de fornecer os primeiros referenciais sobre o assunto. O estudo apresenta um resumo dos recursos, além de debater o nível de abertura e identificar os principais produtores. Apesar dos dados promissores, os resultados apontam os problemas dos recursos, como formatos proprietários e falta de mecanismos de buscas.

Palavras-chave: recursos educacionais abertos, REA, ensino e aprendizado, programação de computadores, Brasil

Referências

Amiel, T., Gonsales, P., and Sebriam, D. (2018). Recursos educacionais abertos no brasil: 10 anos de ativismo. In Em Rede - Revista de Educação a Distância, volume 5, page 246-258.

Amiel, T., Mesquita, R., Oddone, A., Alexandre, M., Miguel, G., and Figueroa, M. (2019). Recursos educacionais e abertura: Percepções e práticas docentes no ensino superior. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, volume 25, page 879–888, Brasília, Brasil.

Araujo, A., Andrade, W., and Guerrero, D. (2016). Um mapeamento sistematico sobre a avaliação do pensamento computacional no brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1147, Uberlândia, Brasil.

Baldwin, D. (2015). Can we flip non-major programming courses yet? In Proceedings of the 46th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, page 563–568, Kansas City, United States.

Chan, H. C. B., Ho, Y. H., Tovar, E., and Reisman, S. (2020). Enhancing the learning of computing/it students with open educational resources. In Proceedings of the IEEE 44th Annual Computers, Software, and Applications Conference, page 113-122, Madrid, Spain.

Dichev, C. and Dicheva, D. (2012). Open educational resources in computer science teaching. In Proceedings of the 43rd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, page 619–624, Raleigh, United States.

Filho, J. A. C., Freire, R. S., and Maya, D. L. (2021). Estudo de Caso como método de pesquisa em Informática na Educação . Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação. (v.3).

OECD, O. (2007). Giving knowledge for free: The emergence of open educational resources. http://www.oecd.org/education/ceri/38654317.pdf.

Unesco (2019). Recommendation on open educational resources (OER). [link].

Wiley, D. (2014). The access compromise and the 5th R. https://opencontent.org/blog/archives/3221.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DEUS, William Simão de; BARBOSA, Ellen Francine. Recursos Educacionais Abertos para o Ensino e Aprendizado de Programação no Brasil: Primeiros Referenciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1211-1220. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218391.