Gamificando o Ensino de Programação de Computadores: um Mapeamento Sistemático

Resumo


O objetivo desta pesquisa é identificar estudos que aplicam a gamificação ao ensino de programação de computadores. O estudo apresenta um mapeamento sistemático que utilizou seis bases de dados conhecidas no âmbito acadêmico em informática e engenharia de software, incluindo publicações entre 2012 e 2021. Após os procedimentos de refinamento, 17 estudos foram selecionados para análise. Os resultados indicam efeitos positivos do uso da gamificação no ensino de programação, principalmente relacionados à motivação e engajamento. Além disso, os estudos observaram melhor desempenho do grupo de alunos que tiveram contato com a gamificação devido à maior disposição desses alunos em buscar o conhecimento.

Palavras-chave: Ensino de Programação de Computadores, Gamificação, Estudo de Mapeamento Sistemático

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Publicado
22/11/2021
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STEINMETZ, Gustavo; SCHROEDER, Gustavo Lazarotto; FRANCISCO, Rosemary; BARBOSA, Jorge Luís Victória. Gamificando o Ensino de Programação de Computadores: um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1286-1296. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218524.