Uma análise do rendimento escolar por área de conhecimento como forma de desmistificação de estereótipos de gênero em Computação

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar o rendimento escolar por gênero de estudantes do curso técnico em Informática para Internet em seis áreas de conhecimento. Foi elaborado um banco de dados, com informações de 255 estudantes de todas as séries do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do ano de 2019 de um Instituto Federal, sendo 161 meninos e 94 meninas. A análise das médias de notas de seis áreas de conhecimento agrupadas por gênero demonstrou que as estudantes do sexo feminino possuem média ligeiramente superior ao sexo masculino em todas as áreas de conhecimento.

Palavras-chave: rendimento, gênero, informática

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Maria Alice N.; SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Adriano H.. Uma análise do rendimento escolar por área de conhecimento como forma de desmistificação de estereótipos de gênero em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1330-1339. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218737.