Um estudo comparativo do comportamento ocular de estudantes no ensino presencial e on-line
Resumo
Em função da pandemia da COVID-19 e a necessidade de medidas de prevenção da doença, escolas e faculdades implantaram ensino mediado pela Internet (ensino online). O rastreamento ocular é uma técnica que registra os movimentos oculares de um indivíduo, calculando onde ele está olhando em um determinado momento. Este trabalho apresenta o resultado da investigação do comportamento ocular de 10 estudantes de escola pública com idades entre 15 e 17 anos, submetidos ao ensino presencial (5 estudantes) e ao ensino online (5 estudantes). Os 2 grupos assistiram 1 aula expositiva com duração de 32 minutos e os seus movimentos oculares foram rastreados. O conhecimento de cada aluno sobre o assunto apresentado foi avaliado antes e depois. Os resultados mostram que os 2 grupos aprenderam satisfatoriamente. Sobre o comportamento ocular, observou-se que os 2 grupos apresentaram um comportamento similar, com maior concentração do olhar no rosto do professor. Porém essa concentração não foi a mesma: no ensino presencial o professor recebeu 30,52% do total de fixações, enquanto que no ensino online o percentual foi de 23,40%.
Referências
De Oliveira, M. B., Silva, L. C. T., Canazaro, J. V., Carvalhido, M. L. L., Souza, R. R. C. D., Neto, J. B., Rangel, D. P., and de Menezes Pelegrini, J. F. (2021). O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, 7(1):918–932.
Lipnevich, A. and Smith, J. (2009). Effects of differential feedback on students’ examination performance. Journal of experimental psychology. Applied, 15:319–33.
Molina, A. I., Óscar Navarro, Ortega, M., and Lacruz, M. (2018). Evaluating multimedia learning materials in primary education using eye tracking. Computer Standards Interfaces, 59:45–60.
Moreira, J. A., Henriques, S., and Melaré Vieira Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, pages 351–364.
Pacheco, W., Demes, M., Dias, J., Cavalcante, T., Soares, A., Frazão, J., and Paiva, A. (2021). Ambiente de acompanhamento e controle de avaliação de aprendizado em plataforma de ensino virtual. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 48–57, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rosengrant, D., Hearrington, D., and O’Brien, J. (2021). Investigating student sustained attention in a guided inquiry lecture course using an eye tracker. Educational Psychology Review, 33.
Sanders, A., Boswell, B., Walia, G. S., and Allen, A. (2021). Non-intrusive classroom attention tracking system (nicats). In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.
Silveira, I. F. (2021). O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2(Especial).
Stávale, L. M. (2021). Mobilização atencional e movimentos oculares como instrumentos de investigação e avaliação do processo ensino-aprendizagem. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
Tóthová, M., Rusek, M., and Chytrý, V. (2021). Students’ procedure when solving problem tasks based on the periodic table: An eye-tracking study. Journal of Chemical Education, XXXX.
Vieira, M. and Silva, C. (2020). A educação no contexto da pandemia de covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):1013–1031.
Wang, J., Antonenko, P., and Dawson, K. (2020). Does visual attention to the instructor in online video affect learning and learner perceptions? an eye-tracking analysis. Computers Education, 146:103779.
Yang, F.-Y., Chang, C.-Y., Chien, W.-R., Chien, Y.-T., and Tseng, Y.-H. (2013). Tracking learners’ visual attention during a multimedia presentation in a real classroom. Computers Education, 62:208–220.