Um estudo comparativo do comportamento ocular de estudantes no ensino presencial e on-line

Resumo


Em função da pandemia da COVID-19 e a necessidade de medidas de prevenção da doença, escolas e faculdades implantaram ensino mediado pela Internet (ensino online). O rastreamento ocular é uma técnica que registra os movimentos oculares de um indivíduo, calculando onde ele está olhando em um determinado momento. Este trabalho apresenta o resultado da investigação do comportamento ocular de 10 estudantes de escola pública com idades entre 15 e 17 anos, submetidos ao ensino presencial (5 estudantes) e ao ensino online (5 estudantes). Os 2 grupos assistiram 1 aula expositiva com duração de 32 minutos e os seus movimentos oculares foram rastreados. O conhecimento de cada aluno sobre o assunto apresentado foi avaliado antes e depois. Os resultados mostram que os 2 grupos aprenderam satisfatoriamente. Sobre o comportamento ocular, observou-se que os 2 grupos apresentaram um comportamento similar, com maior concentração do olhar no rosto do professor. Porém essa concentração não foi a mesma: no ensino presencial o professor recebeu 30,52% do total de fixações, enquanto que no ensino online o percentual foi de 23,40%.

Palavras-chave: Rastreamento ocular, sala de aula, visão computacional

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Publicado
16/11/2022
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MORAIS, Rafael; AIRES, Kelson; SOARES, André. Um estudo comparativo do comportamento ocular de estudantes no ensino presencial e on-line. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 116-127. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224813.