Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Desenvolvimento de Jogos: uma Revisão Sistemática de Literatura
Resumo
A aprendizagem baseada em projetos tem o potencial de tornar a aprendizagem colaborativa e oferecer protagonismo na construção do conhecimento. Esse artigo avalia as aplicações dessa metodologia no contexto do desenvolvimento de jogos, com base na comparação de 38 artigos em relação às características dos cursos, aspectos pedagógicos, tecnologias e práticas de engenharia de software nos últimos 10 anos. A maioria dos estudos são desenvolvidos no ensino superior. Destaca-se o processo iterativo aplicado pelos grupos, o uso de instrumentos de avaliação alinhados com a proposta de metodologias ativas, e o Scratch como principal ferramenta de desenvolvimento.
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projetos, jogos na educação, desenvolvimento de jogos
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
CARVALHO, Walter R. B.; RODRIGUEZ, Carla L.; ROCHA, Rafaela V..
Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Desenvolvimento de Jogos: uma Revisão Sistemática de Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 267-277.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225197.