TrATAR: Jogos com Realidade Aumentada utilizados como incentivo no desenvolvimento das capacidades comunicativa, cognitiva e espacial de crianças autistas

Resumo


Crianças autistas possuem dificuldade em imaginar cenários e situações, desenvolver raciocínio lógico, lidar com interação social, défices em habilidades motoras entre outras limitações. Jogos que fazem uso de realidade aumentada (RA) são capazes de atrair a atenção dos jogadores e gerar diversos estímulos psíquicos. Propomos um conjunto de jogos baseados em RA, jogados por crianças autistas e terapeutas. Estes jogos, quando utilizados como auxiliares no tratamento dessas crianças, tem como objetivo encorajar os pacientes a interagirem, a se movimentarem em direções pré-determinadas e a raciocinar logicamente. Resultado iniciais indicam diminuições das restrições dos pacientes além de benefícios emocionais durante as sessões.

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Serious Game, Autismo, Computação Educacional

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Publicado
16/11/2022
PAIVA, Pedro V. V.; QUEIROZ, Fabiane S.. TrATAR: Jogos com Realidade Aumentada utilizados como incentivo no desenvolvimento das capacidades comunicativa, cognitiva e espacial de crianças autistas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 463-472. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224883.