OrbitAndo: uma plataforma para ensino de Astronomia de outro mundo

  • Marcelo S. Siedler Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael C. Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson S. Ritta Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana A. Tavares Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana C. Souza Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Fernando J. Junior Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Resumo


A utilização de TICs na educação tem sido cada vez mais explorada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O emprego da tecnologia permite a criação de ferramentas digitais que podem auxiliar a compreensão de conteúdos complexos. Este artigo apresenta OrbitAndo, uma plataforma computacional composta por uma série de aplicações digitais interativas voltadas ao ensino de Astronomia. Além de detalhar cada uma destas aplicações, o trabalho também destaca um ciclo de validação da plataforma junto a alunos do ensino fundamental. Como resultado, foi possível perceber que a adoção de TICs, como ferramentas de apoio ao ensino, estimulam os alunos a participar ativamente da construção de conhecimentos sobre os temas estudados.

Palavras-chave: Astronomia, Ensino, Plataforma computacional

Referências

Abreu, R. O. et al. (2015). A realidade aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de astronomia: uma sequência didática para o estudo do sistema solar.

Almondes, J., Imperes Filho, F., dos Santos, A. R. F., de Leal, I., and Machado, V. (2019). Schoolg: Uma ferramenta computacional voltada para o auxílio no ensino de geografia no 5o. ano do ensino fundamenta. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 783.

Araujo, L., Machado, M., Vasconcelos, A. P., and Tavares, T. (2017). Doctorbio: Um estudo de caso sobre a utilização de recursos de realidade aumentada no ensino de ciencias biológicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, pages 294–302.

Bernardes, R. and Torres, T. (2012). Tecnologias sociais, tics e educação: pilares para a construção da tecnopedia social rural – tesoru –. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1).

Brazil, A. and Baruque, L. (2015). Gamificação aplicada na graduação em jogos digitais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 677.

da Silva Ferreira, P. H. and Zorzal, E. R. (2018). Planetario–uso da realidade aumentada para apoiar o ensino do sistema solar. RENOTE, 16(2):281–290.

de Souza Carvalho, F. L., Reses, G. d. L. N., de Jesus Cravo, C., and da Graça Mendes, I. M. (2020). “space mission”: um percurso gamificado de atividades para apoio ao ensino de astronomia.

dos Santos, H. L., Lucas, L. B., Sanzovo, D. T., and Pimentel, R. G. (2019). O uso das tecnologias digitais para o ensino de astronomia: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, 8(4):37.

dos Santos Ritta, Â., Piovesan, S. D., and da Silveira Siedler, M. (2020). O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: Desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 6:e096420–e096420.

Neto, B. d. S. R., Virgolino, A. B., Ferreira, D. A., and da Silva, M. V. B. (2019). Na onda do pitiu: Uma abordagem de educação ambiental gamificada no contexto amazônico. Brazilian Journal of Development, 5(12):32700–32712.

Palhano, M., de Oliveira, F., and Grossi, L. (2019). A realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1012.

Pereira, I. B., Santos, J., and Suárez, P. (2019). Análise de uma aplicação gamificada para o aprendizado de matemática discreta. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 636.

Piletti, N. (2001). Claudino. história e vida integrada. São Paulo: Ática.

Zambrano, L., Silva-Calpa, G., and Romo, J. (2021). Identificando requerimientos para el diseño de un aplicativo móvil de realidad aumentada para el aprendizaje del patrimonio histórico regional. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 12–23, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; RITTA, Anderson S.; TAVARES, Tatiana A.; SOUZA, Mariana C.; J. JUNIOR, Fernando. OrbitAndo: uma plataforma para ensino de Astronomia de outro mundo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 494-504. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225133.