OrbitAndo: uma plataforma para ensino de Astronomia de outro mundo

  • Marcelo S. Siedler Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael C. Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson S. Ritta Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana A. Tavares Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana C. Souza Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Fernando J. Junior Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Resumo


A utilização de TICs na educação tem sido cada vez mais explorada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O emprego da tecnologia permite a criação de ferramentas digitais que podem auxiliar a compreensão de conteúdos complexos. Este artigo apresenta OrbitAndo, uma plataforma computacional composta por uma série de aplicações digitais interativas voltadas ao ensino de Astronomia. Além de detalhar cada uma destas aplicações, o trabalho também destaca um ciclo de validação da plataforma junto a alunos do ensino fundamental. Como resultado, foi possível perceber que a adoção de TICs, como ferramentas de apoio ao ensino, estimulam os alunos a participar ativamente da construção de conhecimentos sobre os temas estudados.

Palavras-chave: Astronomia, Ensino, Plataforma computacional

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Publicado
16/11/2022
SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; RITTA, Anderson S.; TAVARES, Tatiana A.; SOUZA, Mariana C.; J. JUNIOR, Fernando. OrbitAndo: uma plataforma para ensino de Astronomia de outro mundo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 494-504. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225133.