Uma avaliação da relação entre o desempenho de jogadores e a atratividade de jogos educacionais

  • Flávio P. Marques Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Myrna Amorim Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Leonardo Lignani Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Eduardo Ogasawara Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Joel dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) http://orcid.org/0000-0001-7234-613X

Resumo


O uso de experimentos e atividades práticas são fundamentais para fixação de conceitos trabalhados em algumas disciplinas. Entretanto, tais práticas podem não ser viáveis no ambiente acadêmico. O uso de simuladores e jogos computacionais torna-se uma alternativa para estas situações. Um desafio é obter um compromisso entre a jogabilidade/entretenimento com o processo de mobilização dos conceitos teóricos. Uma abordagem comum é pela avaliação da pontuação obtida, mas fica um pouco limitada quando se trata de jogos com grande variedade de decisões. Um exemplo é a análise da estratégia utilizada durante o jogo. Usar a proveniência de dados em jogos educacionais parece ser uma alternativa. Neste artigo, apresentamos uma abordagem baseada na análise de proveniência para avaliar jogadas realizadas por alunos e agrupá-los conforme a estratégia utilizada, refletindo a mobilização dos conceitos abordados no jogo. Com base nesses grupos é feita uma análise da atratividade reportada pelos alunos. Uma avaliação experimental com alunos de ensino médio foi realizada em cima do jogo Control Harvest. Os resultados apontam uma correlação entre a atratividade percebida e o desempenho medido com a proveniência.

Palavras-chave: Jogo Educacional, Proveniência, Controle Biológico

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Publicado
16/11/2022
MARQUES, Flávio P.; AMORIM, Myrna; LIGNANI, Leonardo; OGASAWARA, Eduardo; DOS SANTOS, Joel. Uma avaliação da relação entre o desempenho de jogadores e a atratividade de jogos educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 551-560. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225416.