Aplicando learning design na ludificação de percurso em grafos: uma jornada de aprendizagem
Resumo
Estudos indicam que os temas de Computação são de aprendizagem complexa, e que exigem certo grau de abstração, por isso a utilização de ferramentas visuais podem auxiliar nesse processo. Assim, os jogos educacionais tem ganhado espaço como possíveis ambientes de aprendizagem, entretanto a modelagem de um tema complexo de forma lúdica é um desafio. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem de uma sequência de aprendizagem lúdica que tem como artefato um conjunto de mecânicas de um jogo educacional que trata sobre percurso em grafos. O processo considerou a sequência didática como level design bem como a Teoria da Carga cognitiva, no que diz respeito ao processamento humano da informação e os quatro pilares do Pensamento computacional na organização e no que se espera de avaliação de aprendizagem. O artefato foi avaliado por professores de Computação e os resultados indicam que embora exista uma boa aplicação dos conceitos a replicação do processo pode ser complexa e depende de fatores não controláveis.
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