Como a Interface de Comunidades de Perguntas e Respostas Impacta na Aprendizagem?

Resumo


As Comunidades de perguntas e respostas (CQA) online tem sido cada vez mais empregadas como fonte de conhecimento sobre diversos assuntos na Web. Nessas comunidades, o conhecimento crowdsourced gerado a partir das interações é validado pelos pares especialistas nos assuntos ou por consenso alcançado na trilha. Indo para além dessa perspectiva, como a estrutura, forma e organização da interface da CQA impacta na percepção dos recursos e mecanismos sociotécnicos existentes na plataforma, críticos para o adequado uso da trilha e conteúdos para a necessidade de aprendizado. Adotamos neste trabalho uma abordagem qualitativa com Grounded Theory e coleta de dados com o método Think Aloud Protocol. A partir de uma pergunta técnico-conceitual sobre compreensão da relação de 5G com IoT, os participantes eram estimulados a selecionar os conteúdos de três CQA distintas Quora, Reddit e Stack Overflow / Stack Exchange. O grupo de voluntários foram estudantes de pós-graduação de Computação. Como achados deste estudo, a familiaridade com a Interface da CQA leva a melhores estratégias de leitura da trilha. Além disso, percebemos que a existência de elementos visuais não associados ao conteúdo comprometem o uso da trilha para aprendizagem. Também foi percebida que a existência de elementos multimídias (gráficos, figuras ou vídeos) contribuem melhor para necessidade de conhecimentos mais complexos.

Palavras-chave: CQA, interface visual, aprendizagem informal, conhecimentos, aprendizagem auto-regulada

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Publicado
16/11/2022
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GIMENEZ, Paulo J. A.; SIQUEIRA, Sean W. M.. Como a Interface de Comunidades de Perguntas e Respostas Impacta na Aprendizagem?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 648-659. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224936.