Redução da Quantidade de Itens para Estimação de Proficiência em Teste Adaptativo Computadorizado com Filtro de Kalman
Resumo
Avaliações em larga escala são importantes instrumentos não só na aferição da qualidade da educação, mas também na implementação de políticas educacionais. Contudo, apesar dos últimos avanços, avaliações em larga escala tradicionais ainda enfrentam problemáticas, como o tempo demandado para as instituições receberem suas devolutivas e a quantidade de itens no teste que por vezes é exaustiva. Diante desta limitação, propõe-se a implementação de um teste adaptativo computadorizado baseado na teoria de resposta ao item com a aplicação de um filtro de Kalman para a redução de itens do teste. Com isso, pode-se reduzir cerca de 70% da quantidade necessária de itens de um teste, quando comparado a um teste tradicional.
Palavras-chave:
avaliação em larga escala, teste adaptativo computadorizado, otimização, estimação de proficiência, filtro de kalman
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
ALBUQUERQUE, Rafael M.; CAVALCANTE, Charles C.; LIRA, Jorge H. S. de.
Redução da Quantidade de Itens para Estimação de Proficiência em Teste Adaptativo Computadorizado com Filtro de Kalman. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 968-978.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224802.