Uma arquitetura de STI baseada nas Experiências de Aprendizagem Mediadas para o Ensino de Trigonometria
Resumo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar um modelo de arquitetura de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para auxiliar no ensino, atividades e intervenções tutoriais para o domínio da resolução de Trigonometria Básica. A fim de oferecer foco na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem, relacionados a resolução de problemas, foi utilizado as Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) de Feuerstein. Como validação dos resultados foram aplicados questionários com docentes de Matemática utilizando a técnica de usabilidade SUS (Escala de Usabilidade do Sistema) com o intuito de avaliar a Experiência do Usuário (UX) na utilização do sistema.
Referências
Bangor, A., Kortun, P. T., and Miller, J. T. (2008). The system usability scale(sus): an empirical evaluation. International Journal of Human-Computer Interaction.
Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Ministério da Educação, Brasília, secretaria de educação média e tecnológica edition.
Brook, J. (1996). A “quick and dirty” usability scale. Usability Evaluation in Industry.
Chigonga, B. (2016). Learners’ errors when solving trigonometric equations and suggested interventions from grade 12 mathematics teachers. Unisa Press.
Feuerstein, R. (1997). The ontogeny of cogni ve modificability – applied aspects of mediated learning experience and instrumental enrichment. Jerusalem: ICELP HWCRI .
Finstad, K. (2010). The usability metric for user experience. Intel Corporation.
Ford, L. (1987). Teaching strategies and tactics in intelligent computer aided instruction. artificial intelligence review. Springer, v.1:201–215.
Jaques, P., Seffrin, H., Rubi, G., Morais, F., Cassio, G., Bittencourt, I. I., and Seiji, I. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor pat2math. Expert Syst. Appl., page 5456–5465.
Lichand, G. and Christen, J. (2020). Using Nudges to Prevent Student Dropouts in the Pandemic. University of Zurich, Department of Economics, department of economics edition.
Lopes, A., Mourão, A., and J., M. N. (2019). Analisando a aprendizagem da matemática por meio da ferramenta fuzzy. Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Nielsen, J. (1993). Usability engineering. MA: Academic Press. Boston.
Orhun, N. (2004). Students’ mistakes and misconceptions on teaching of trigonometry. Journal of Curriculum Studies, 32:797–820.
Sauro, J. and Lewis, J. (2012). Quantifying the user experience practical statistics foruser research.
Tullis, T. and Albert, W. (2008). Measuring the user experience.
Vidotto, K. N., Pozzebon, E., and Lopes, L. (2017). Ambiente inteligente de aprendizagem mazk com alunos do ensino fundamental II na disciplina de ciências. Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Weber, K. (2005). Students’ understanding of trigonometric functions. Mathematics Education Research Journal, 17:91–112.
Woolf, B. P. (2009). Building intelligent interactive tutors: student-centered strategies for revolutionizing e-learning.