Uma arquitetura de STI baseada nas Experiências de Aprendizagem Mediadas para o Ensino de Trigonometria

  • Fabiann Matthaus Barbosa Universidade Federal do Amazonas / Instituto Federal do Amazonas
  • José Francisco de Magalhães Netto Universidade Federal do Amazonas
  • Arcanjo Miguel Mota Lopes Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar um modelo de arquitetura de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para auxiliar no ensino, atividades e intervenções tutoriais para o domínio da resolução de Trigonometria Básica. A fim de oferecer foco na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem, relacionados a resolução de problemas, foi utilizado as Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) de Feuerstein. Como validação dos resultados foram aplicados questionários com docentes de Matemática utilizando a técnica de usabilidade SUS (Escala de Usabilidade do Sistema) com o intuito de avaliar a Experiência do Usuário (UX) na utilização do sistema.

Palavras-chave: Tutores Inteligentes, Matemática, Softwares Educacionais

Referências

Anggraini, T. W. and Mahmudi, A. (2020). Exploring The Students’ Adversity Quotient in Online Mathematics Learning During The Covid-19 Pandemic. JRAMathEdu (Journal of Research and Advances in Mathematics Education, 6rd ed. edition.

Bangor, A., Kortun, P. T., and Miller, J. T. (2008). The system usability scale(sus): an empirical evaluation. International Journal of Human-Computer Interaction.

Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Ministério da Educação, Brasília, secretaria de educação média e tecnológica edition.

Brook, J. (1996). A “quick and dirty” usability scale. Usability Evaluation in Industry.

Chigonga, B. (2016). Learners’ errors when solving trigonometric equations and suggested interventions from grade 12 mathematics teachers. Unisa Press.

Feuerstein, R. (1997). The ontogeny of cogni ve modificability – applied aspects of mediated learning experience and instrumental enrichment. Jerusalem: ICELP HWCRI .

Finstad, K. (2010). The usability metric for user experience. Intel Corporation.

Ford, L. (1987). Teaching strategies and tactics in intelligent computer aided instruction. artificial intelligence review. Springer, v.1:201–215.

Jaques, P., Seffrin, H., Rubi, G., Morais, F., Cassio, G., Bittencourt, I. I., and Seiji, I. (2013). Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor pat2math. Expert Syst. Appl., page 5456–5465.

Lichand, G. and Christen, J. (2020). Using Nudges to Prevent Student Dropouts in the Pandemic. University of Zurich, Department of Economics, department of economics edition.

Lopes, A., Mourão, A., and J., M. N. (2019). Analisando a aprendizagem da matemática por meio da ferramenta fuzzy. Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Nielsen, J. (1993). Usability engineering. MA: Academic Press. Boston.

Orhun, N. (2004). Students’ mistakes and misconceptions on teaching of trigonometry. Journal of Curriculum Studies, 32:797–820.

Sauro, J. and Lewis, J. (2012). Quantifying the user experience practical statistics foruser research.

Tullis, T. and Albert, W. (2008). Measuring the user experience.

Vidotto, K. N., Pozzebon, E., and Lopes, L. (2017). Ambiente inteligente de aprendizagem mazk com alunos do ensino fundamental II na disciplina de ciências. Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Weber, K. (2005). Students’ understanding of trigonometric functions. Mathematics Education Research Journal, 17:91–112.

Woolf, B. P. (2009). Building intelligent interactive tutors: student-centered strategies for revolutionizing e-learning.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
BARBOSA, Fabiann Matthaus; NETTO, José Francisco de Magalhães; LOPES, Arcanjo Miguel Mota. Uma arquitetura de STI baseada nas Experiências de Aprendizagem Mediadas para o Ensino de Trigonometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1066-1076. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225210.