Uma arquitetura de STI baseada nas Experiências de Aprendizagem Mediadas para o Ensino de Trigonometria

  • Fabiann Matthaus Barbosa Universidade Federal do Amazonas / Instituto Federal do Amazonas
  • José Francisco de Magalhães Netto Universidade Federal do Amazonas
  • Arcanjo Miguel Mota Lopes Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar um modelo de arquitetura de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para auxiliar no ensino, atividades e intervenções tutoriais para o domínio da resolução de Trigonometria Básica. A fim de oferecer foco na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem, relacionados a resolução de problemas, foi utilizado as Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) de Feuerstein. Como validação dos resultados foram aplicados questionários com docentes de Matemática utilizando a técnica de usabilidade SUS (Escala de Usabilidade do Sistema) com o intuito de avaliar a Experiência do Usuário (UX) na utilização do sistema.

Palavras-chave: Tutores Inteligentes, Matemática, Softwares Educacionais

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Publicado
16/11/2022
BARBOSA, Fabiann Matthaus; NETTO, José Francisco de Magalhães; LOPES, Arcanjo Miguel Mota. Uma arquitetura de STI baseada nas Experiências de Aprendizagem Mediadas para o Ensino de Trigonometria. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1066-1076. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225210.