An architecture for monitoring public educational policies based on big open linked data
Resumo
Dados abertos governamentais (DAG) estão sendo cada vez mais implantados em muitos países. No entanto, o papel do DAG no monitoramento e na formulação de políticas foi explorado apenas marginalmente devido à sua complexidade e limites interorganizacionais. Big Open Linked Data (BOLD) é uma abordagem tecnológica recente em que dados de várias instituições com diferentes políticas de governança de dados devem ser integrados para alcançar um objetivo comum. Neste trabalho, apresentamos uma infraestrutura BOLD para apoiar o monitoramento de uma política pública educacional usando uma abordagem de dados vinculados. A metodologia design science research (DSR-M) foi seguida neste estudo. Escolhemos o PNE (Plano Nacional de Educação) como estudo de caso, pois ele traça metas para a educação nacional em diferentes níveis e perspectivas para dez anos. Usamos seus objetivos e indicadores para elicitar requisitos e avaliar a arquitetura. Como resultado, criamos uma infraestrutura baseada em gráficos virtuais de conhecimento em nível de município e a usamos para gerar estatísticas detalhadas e transparentes sobre o cálculo das metas. Por fim, destacamos algumas implicações e desafios futuros de nossa abordagem.
Referências
Auceli, P. H. S., Belizario, M. G., Kozievitch, N. P., Berardi, R. C. G. (2020). Uma discussão sobre a relação entre segurança e desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio apoiada por dados abertos conectados de Curitiba. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), p. 1002-1011. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.1002.
Berners-Lee, T.; Hendler, J.; Lassila, O. The SemanticWeb: A new form of Web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new possibilities. 2001.
Bizer, C., Heath, T., Berners-Lee, T. (2009). Linked data — The story so far. International Journal on Semantic Web, 5 (3) (2009), p. 1-22.
De Paula, L. B., Deus, W. S., Barbosa, E. F. (2020). Análise de Repositórios de REAs em Relação ao Uso dos Padrões de Linked Open Data. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), p. 312-321. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.312.
Dwivedi, Y. K., Janssen, M., Slade, E.L., Rana, N. P., Weerakkody, V., Millard, J., Hidders, J., Snijders, D. (2017). Driving innovation through big open linked data (BOLD): Exploring antecedents using interpretive structural modelling. Information Systems Frontiers, vol. 19, p. 197–212. DOI: 10.1007/s10796-016-9675-5.
Ferreira, L. A., Rodrigues, R. L., Souza, R. N. P. M. (2021). Dados Abertos Educacionais Brasileiros: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), p. 1186-1195. DOI: 10.5753/sbie.2021.218158
Gregor, S., Hevner, A. (2013). Positioning and presenting Design Science Research for maximum impact. MIS Quarterly, 37 (2), p. 337-355. DOI: 10.25300/MISQ/2013/37.2.01.
Hartig, O. & Langegger, A. (2010). A database perspective on consuming linked data on the web. Datenbank-Spektrum, 10:57–66. DOI: 10.1007/s13222-010-0021-7
Holsapple, C., Lee-Post, A., Pakath R. (2014). A unified foundation for business analytics Decision Support Systems, 64, p. 130-141, 10.1016/j.dss.2014.05.013
Isotani, S., Bittencourt, I. I. (2015). Dados abertos conectados. Novatec.
Janssen, M., Charalabidis, Y., Zuiderwijk, A. (2012). Benefits, adoption barriers and myths of open data and open government. Information Systems Management, 29 (4) (2012), pp. 258-268, 10.1080/10580530.2012.716740
Janssen, M., Estevez, E., Janowski, T. (2014). Interoperability in big, open, and linked data — Organizational maturity, capabilities, and data portfolios. Computer, 47 (10) (2014), pp. 44-49, 10.1109/MC.2014.290
Janssen, M., Hoven, J. v. d. (2015). Big and Open Linked Data (BOLD) in government: A challenge to transparency and privacy? Government Information Quarterly Volume 32, Issue 4, October 2015, Pages 363-368.
Janssen, M., Kuk, G. (2016) Big and Open Linked Data (BOLD) in research, policy, and practice, Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, 26:1-2, p. 3-13, DOI: 10.1080/10919392.2015.1124005
Janssen, M., Konopnicki, D., Snowdon, J.L., Ojo, A. (2017). Driving public sector innovation using big and open linked data (BOLD). Information Systems Frontiers, 19, p .189–195. DOI: 10.1007/s10796-017-9746-2
Hevner, A.R.; March, S.T.; Park, J.; Ram, S. Design science in information systems research. MIS Q. 2004, 28, 75–105.
McAfee, A., Brynjolfsson, E. (2012). Big data: The management revolution. Harvard Business Review (90), p. 60-66.
March, S. T., Smith, G. F. (1995). Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, n. 4, p. 251 – 266, 1995. ISSN 0167- 9236.
Neto, A. J. M., Silva, C. E., Anjos, W. F., Dorça, F. A. (2020). Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), p. 1263-1272. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.1263
OGP. Open Government Partnership - Open Government Declaration. (2019). Disponível em: https://www.opengovpartnership.org/open-government-declaration. Acesso em: 17/07/2022.
Penteado, B. E. (2020). Modelo de infraestrutura para publicação de dados abertos governamentais conectados de qualidade. Tese de Doutorado, Instituo de Ciências Matemáticas e da Computação, Universidade de São Paulo, 296 p. DOI: 10.11606/T.55.2020.tde-14092020-175138
Penteado, B. E., Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2019). Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como torná-los prontos para o ecossistema da Web? Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 01, p. 175.
Penteado, B. E., Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2019b). Modelo de referência para dados abertos educacionais em nível macro. XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.1808.
Penteado, B. E., Isotani, S. (2017). Dados abertos educacionais: que informações temos disponíveis? VI Congresso Brasileiro de Educação, vol. 4, p. 1933-1938.
Penteado, B. E. (2016). Correlational Analysis Between School Performance and Municipal Indicators in Brazil Supported by Linked Open Data. Proceedings of the 25th Intl. Conf. Companion on World Wide Web - WWW '16 Companion.
W3C. (2012). A Direct Mapping of Relational Data to RDF. https://www.w3.org/TR/rdb-direct-mapping.
W3C. (2017). Data on the Web Best Practices. https://www.w3.org/TR/dwbp/.
Wieringa, R.J. Design Science Methodology for Information Systems and Software Engineering; Springer: Berlin, Germany, 2014.