An architecture for monitoring public educational policies based on big open linked data

Resumo


Dados abertos governamentais (DAG) estão sendo cada vez mais implantados em muitos países. No entanto, o papel do DAG no monitoramento e na formulação de políticas foi explorado apenas marginalmente devido à sua complexidade e limites interorganizacionais. Big Open Linked Data (BOLD) é uma abordagem tecnológica recente em que dados de várias instituições com diferentes políticas de governança de dados devem ser integrados para alcançar um objetivo comum. Neste trabalho, apresentamos uma infraestrutura BOLD para apoiar o monitoramento de uma política pública educacional usando uma abordagem de dados vinculados. A metodologia design science research (DSR-M) foi seguida neste estudo. Escolhemos o PNE (Plano Nacional de Educação) como estudo de caso, pois ele traça metas para a educação nacional em diferentes níveis e perspectivas para dez anos. Usamos seus objetivos e indicadores para elicitar requisitos e avaliar a arquitetura. Como resultado, criamos uma infraestrutura baseada em gráficos virtuais de conhecimento em nível de município e a usamos para gerar estatísticas detalhadas e transparentes sobre o cálculo das metas. Por fim, destacamos algumas implicações e desafios futuros de nossa abordagem.

Palavras-chave: Public Educational Policies, Big Data, Open Linked Data, Open Government Data

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Publicado
16/11/2022
PENTEADO, Bruno Elias; ISOTANI, Seiji; BITTENCOURT, Ig Ibert; FERREIRA MELLO, Rafael; BITTENCOURT, Ibsen Mateus. An architecture for monitoring public educational policies based on big open linked data. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1173-1183. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225738.