Autenticação de alunos utilizando Dinâmica de Digitação e Redes Neurais Profundas em sistemas Juiz On-line
Resumo
Em sistemas juízes on-line a autenticação do aluno é feita apenas no início da sessão de login, o que pode ocasionar problemas de autenticidade ou falsificação de identidade. Esta pesquisa apresenta um método de autenticação de alunos em sistemas Juiz on-line utilizando a dinâmica de digitação após o login sem a necessidade de utilizar hardware adicional. Para isso, projetou-se uma arquitetura de Rede Neural Profunda que aprende e reconhece de forma automática os padrões de digitação dos alunos em exercícios de programação, considerando a evolução temporal de aprendizagem dos alunos. Para validar o método, foram utilizados dados de dinâmica de digitação de 42 alunos no sistema juiz on-line CodeBench. Por fim, foram realizados experimentos que demonstraram a eficácia do método proposto.
Palavras-chave:
autenticação, alunos, juízes on-line, Rede Neural Profunda
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
LAVAREDA FILHO, Ronem Matos; COLONNA, Juan Gabriel; OLIVEIRA, David B. F. de; MONTEIRO, Edwin Juan L. B.; GONÇALVES, Paulo Henrique Nellessen.
Autenticação de alunos utilizando Dinâmica de Digitação e Redes Neurais Profundas em sistemas Juiz On-line. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1222-1232.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225779.