Avaliando Artefatos para o Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional Junto aos Licenciandos em Computação

  • Juliana R. Basto Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Manoel Pereira de Lima Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sonia Virgínia A. França Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


Pensamento algorítmico, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração são termos que estruturam as estratégias do Pensamento Computacional envolvendo conceitos nas soluções de problemas que podem ser tratadas como inovadoras e criativas. Dessa forma, este artigo aborda uma experiência realizada com licenciandos do curso de Computação, através da disciplina de Prática como Componente Curricular, na qual foi possível desenvolver e adaptar artefatos para ensino do pensamento computacional voltados para estudantes da educação básica, combinando estratégias plugadas e desplugadas. Tais artefatos foram apresentados em diversos momentos síncronos, nas aulas da graduação em computação e as impressões dos licenciandos foram obtidas e analisadas sob a ótica do alinhamento do ensino do Pensamento Computacional às habilidades gerais da educação, recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular, e pelo documento de Diretrizes do Ensino da Computação na Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Avaliação de artefatos de ensino, Licenciatura em Computação

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Publicado
16/11/2022
DINIZ, Juliana R. Basto; LIMA FILHO, Manoel Pereira de; FRANÇA, Sonia Virgínia A.. Avaliando Artefatos para o Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional Junto aos Licenciandos em Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1292-1302. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224741.