Avaliando Artefatos para o Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional Junto aos Licenciandos em Computação
Resumo
Pensamento algorítmico, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração são termos que estruturam as estratégias do Pensamento Computacional envolvendo conceitos nas soluções de problemas que podem ser tratadas como inovadoras e criativas. Dessa forma, este artigo aborda uma experiência realizada com licenciandos do curso de Computação, através da disciplina de Prática como Componente Curricular, na qual foi possível desenvolver e adaptar artefatos para ensino do pensamento computacional voltados para estudantes da educação básica, combinando estratégias plugadas e desplugadas. Tais artefatos foram apresentados em diversos momentos síncronos, nas aulas da graduação em computação e as impressões dos licenciandos foram obtidas e analisadas sob a ótica do alinhamento do ensino do Pensamento Computacional às habilidades gerais da educação, recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular, e pelo documento de Diretrizes do Ensino da Computação na Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Referências
Brasil, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília,Brasil.
Brookshear.J. G.(2008). Ciência da computação: uma visão abrangente (7th ed.). Bookman.
Filippo, Denise; Roque, Gianna e Pedrosa, Stella. Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (Org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: [link]. Acesso em: 11/06/2022
Grebogy, Elaine Cristina; Santos, Icleia; Castilho, Marcos Alexandre. Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 965-975. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217412.
Guarda, Graziela. Ferreira.; Pinto, Sérgio Crespo. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1463-1472. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463.
Marji, M. (2014). Aprenda a Programar com Scratch. Novatec.
Prensky, Mark (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac São Paulo, Brasil.
Ribeiro, L., Foss, L., & Cavalheiro, S. A. da C. (2020). Entendendo o Pensamento Computacional. In Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências (pp. 16–30). Penso.
Sociedade Brasileira de Computação. (2019). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Available: [link]. em: 11/06/2022.
Silva, D. S; Melo S. L. e Diniz J. R. B. "Developing a didactic sequence for introducing computational thinking in the early years of elementary school," 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2021, pp. 526-529, doi: 10.1109/LACLO54177.2021.00095.