Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com foco nas estratégias de ensino no contextos da Lógica Matemática a partir do Pensamento Computacional. O objetivo da revisão é descobrir: como as estratégias são aplicadas no ensino de Lógica Matemática, como são desenvolvidos e abordados estes conteúdos, e como são descritas as contribuições do Pensamento Computacional no desenvolvimento intelectual. Os estudos retornados permitiram identificar estratégias classificadas como plugadas e desplugadas, nas quais resolução de problemas são abordados para o ensino. Por fim, competências e habilidades dos estudantes são aperfeiçoadas, além de aumentar a motivação com o uso do Pensamento Computacional.

Palavras-chave: Revisão Sistemática, Pensamento Computacional, Lógica Matemática

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Publicado
16/11/2022
VARGAS, Ketrin Diovana Alves Rodrigues; DA SILVA, João Pablo Silva; FINGER, Alice Fonseca. Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1391-1403. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243.