Aplicação de jogos educativos baseados em realidade aumentada como estratégia de auxílio na alfabetização de crianças com Síndrome de Down

  • Allan Kássio Beckman Soares da Cruz UFMA / UFPI
  • Marcos A. S. de Aquino Junior UNDB
  • Gerson de O. Costa Neto UNDB
  • Carlos de Salles Soares Neto UFMA / UFPI
  • Mario Meireles Teixeira UFMA / UFPI
  • Pamela Torres Maia Beckman da Cruz Universidade de Coimbra
  • Kleydson Beckman Barbosa UFMA
  • Claudiny Priscila Lopes Brito UFMA

Resumo


A tecnologia tem adentrado as estruturas e metodologias de ensino, ampliando as possibilidades no ambiente educacional. A realidade aumentada tem apresentado um potencial inovador ao modelo de ensino-aprendizagem atual, apoiando no processo de inclusão das crianças com limitações de desenvolvimento físico e cognitivo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade da realidade aumentada na alfabetização de crianças com Síndrome de Down, que sofrem exclusão, por diversos fatores. Para isso, através de um estudo de caso, de natureza experimental, foi avaliada a eficácia do uso de realidade aumentada nesse processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
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CRUZ, Allan Kássio Beckman Soares da; AQUINO JUNIOR, Marcos A. S. de; COSTA NETO, Gerson de O.; SOARES NETO, Carlos de Salles; TEIXEIRA, Mario Meireles; CRUZ, Pamela Torres Maia Beckman da; BARBOSA, Kleydson Beckman; BRITO, Claudiny Priscila Lopes. Aplicação de jogos educativos baseados em realidade aumentada como estratégia de auxílio na alfabetização de crianças com Síndrome de Down. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 509-520. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233212.