Vidas Secas: Jogo Sério Para Ensino De Literatura

  • Carlos R. Record Jr UENP
  • Eduardo P. Petenasi UENP
  • Carlos Eduardo Ribeiro UENP
  • José R. Merlin UENP
  • Daniela F. Guilhermino Trindade UENP

Resumo


O interesse dos jovens pela literatura vem diminuindo ao longo do tempo, sendo substituído por outras formas de entretenimento. Com o objetivo de incentivar a leitura, foi desenvolvido um jogo sério educativo, adaptando uma obra importante da literatura brasileira, Vidas Secas. Para a construção do jogo, utilizou-se a metodologia de planejamento e desenvolvimento Design Thinking, envolvendo profissionais e usuários na aplicação do método. O protótipo final do jogo foi validado com uma turma de alunos do ensino médio, que constitui o público-alvo, e com professores de literatura. Os resultados, embora preliminares, foram positivos no sentido de agradar aos participantes.

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Publicado
06/11/2023
RECORD JR, Carlos R.; PETENASI, Eduardo P.; RIBEIRO, Carlos Eduardo; MERLIN, José R.; TRINDADE, Daniela F. Guilhermino. Vidas Secas: Jogo Sério Para Ensino De Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 594-603. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233985.