Avaliação de um aplicativo educacional por usuários da terceira idade: um estudo de caso com o Duolingo

  • Ronan L. R. Ferreira PUC Minas
  • Ana C. Gonçalves PUC Minas
  • Ariane C. B. Silva PUC Minas
  • Diego Antunes PUC Minas
  • Isabela B. Barcelos PUC Minas
  • Lucca S. P. Lacerda PUC Minas
  • Cristiane N. Nobre PUC Minas
  • Lucila Ishitani PUC Minas

Resumo


O aumento da expectativa de vida leva à necessidade de oferecer opções de lazer e educação para a terceira idade. Já existem aplicativos disponíveis, entretanto, é necessário avaliar se são adequados para uso deste. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo identificar pontos positivos e negativos da interação do usuário da terceira idade com o aplicativo educacional Duolingo. Para coleta de dados com 14 participantes, foram realizadas atividades de entrevista semiestruturada e de observação. A análise de dados foi qualitativa, por meio de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo poderão servir de referência para adequação de outros aplicativos às necessidades específicas do público-alvo deste trabalho.

Referências

Barbosa, S. and Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.

Cook, T. and Campbell, D. (1979). Quasi-Experimentation: Design and Analysis Issues for Field Settings. Houghton Mifflin.

Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed, Porto Alegre.

Giacomelli, J., de Mello, A., Cheiran, J., and Junior, M. C. (2020). Desenvolvimento e avaliação de jogos para a inclusão digital de pessoas idosas. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 391–400, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Hennink, M. M., Kaiser, B. N., and Marconi, V. C. (2017). Code saturation versus meaning saturation: How many interviews are enough? Qualitative Health Research, 27(4):591–608. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1049732316665344. Acesso em: 03 jul. 2023.

Klimova, B. (2020). Benefits of the use of mobile applications for learning a foreign language by elderly population. Procedia Computer Science, 176:2184–2191. Knowledge-Based and Intelligent Information Engineering Systems: Proceedings of the 24th International Conference KES2020.

Loewen, S., Crowther, D., Isbell, D. R., Kim, K. M., Maloney, J., Miller, Z. F., and Rawal, H. (2019). Mobile-assisted language learning: A duolingo case study. ReCALL, 31(3):293–311.

Nap, H. H., Kort, de, Y., and IJsselsteijn, W. A. (2009). Senior gamers : preferences, motivations and needs. Gerontechnology, 8(4):247–262.

Ojeda, C., Campos, A., and Vasconcelos, L. (2021). Um olhar sobre a inclusão digital para a terceira idade e o exercício da cidadania. In Anais Estendidos do XXIX Seminário de Educação, pages 451–455, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pires, A., Nunes, C., and Nunes, I. (2021). As contribuições da tecnologia digital para o ensino de idosos: um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 179–190, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Puebla, C., Fievet, T., Tsopanidi, M., and Clahsen, H. (2022). Mobile-assisted language learning in older adults: Chances and challenges. ReCALL, 34(2):169–184.

Sánchez, J. L. G., Vela, F. L. G., Simarro, F. M., and Padilla-Zea, N. (2012). Playability: analysing user experience in video games. Behaviour & Information Technology, 31(10):1033–1054.

Stati, C. R. and Sarmento, C. F. (2021). Experiência do Usuário (UX). Intersaberes, Curitiba.

Tombaugh, T. N. (2004). Trail making test a and b: normative data stratified by age and education. Archives of clinical neuropsychology, 19(2):203–214.

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44):203–220.

Young, D. S. and Casey, E. A. (2018). An examination of the sufficiency of small qualitative samples. Social Work Criminal Justice. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 jul. 2023.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Ronan L. R.; GONÇALVES, Ana C.; SILVA, Ariane C. B.; ANTUNES, Diego; BARCELOS, Isabela B.; LACERDA, Lucca S. P.; NOBRE, Cristiane N.; ISHITANI, Lucila. Avaliação de um aplicativo educacional por usuários da terceira idade: um estudo de caso com o Duolingo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 644-655. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234339.