Metrics Poker - Uma Dinâmica para Apoiar o Ensino de Medição em Projetos de Software

  • Luiz O. S. Reis UFSC
  • Stéphanie Leal UFSC
  • Jean C. R. Hauck UFSC
  • Christiane Gresse von Wangenheim UFSC

Resumo


O conteúdo de medição é tipicamente ensinado com um enfoque teórico em disciplinas relacionadas à Engenharia de Software. Estratégias de gamificação, como dinâmicas vivenciais ou de simulação, têm sido utilizadas com sucesso para aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes. Assim, este trabalho apresenta uma abordagem gamificada para apoio ao ensino de seleção de métricas em projetos de software. A dinâmica desenvolvida é aplicada e avaliada em disciplinas de Gerência de Projetos. Os resultados iniciais indicam que a dinâmica pode contribuir para a aprendizagem dos conceitos de medição aplicados, favorecendo também a experiência de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
REIS, Luiz O. S.; LEAL, Stéphanie; HAUCK, Jean C. R.; WANGENHEIM, Christiane Gresse von. Metrics Poker - Uma Dinâmica para Apoiar o Ensino de Medição em Projetos de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 764-775. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234848.