Concepção de um conjunto de recomendações de desenvolvimento e aplicação para promover o engajamento em jogos digitais educacionais abertos

  • Elyssa D. R. Bueno UFSCar
  • Delano M. Beder UFSCar
  • Joice L. Otsuka UFSCar

Resumo


Os jogos educacionais são importantes ferramentas para auxílio na educação com comprovados benefícios. Sua efetividade está relacionada ao engajamento que um estudante direciona ao jogo, contudo, ainda não há um consenso quanto à forma de promovê-lo. Além disso, os jogos educacionais se diferem pela necessidade de atender diferentes públicos em diversos contextos, o que pode ser realizado por meio de customizações em jogos abertos. Este trabalho apresenta o processo de concepção de um conjunto de 78 recomendações para auxiliar desenvolvedores e docentes a desenvolver, customizar e aplicar jogos educacionais abertos engajantes.

Referências

BARBOSA, A. T. PerMotivE: um framework de apoio ao processo de design de jogos baseado em persuasão, motivação e engajamento. Tese (Doutorado) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, mar 2018. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24286>.

BEDER, D.; OTSUKA, J.; CAPPELINI, D.; FERNANDES, M. V.; SILVA, R. B. da; GUIDO, A. R. Recursos educacionais multiplataformas abertos na rede. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 4, n. 1, p. 908.

BOYLE, E.; HAINEY, T.; CONNOLLY, T.; GRAY, G.; EARP, J.; OTT, M.; LIM, T.; NINAUS, M.; RIBEIRO, C.; PEREIRA, J. An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Computers and Education, v. 94, p. 178–192, 2016.

BUENO, E. D.; BEDER, D. M.; OTSUKA, J. L. Recomendações de design para promover o engajamento em jogos digitais educacionais: um mapeamento sistemático da literatura. In: SBC. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.], 2022. p. 415–426.

CAIRNS, P.; POWER, C.; BARLET, M.; HAYNES, G. Future design of accessibility in games: A design vocabulary. International Journal of Human-Computer Studies, Elsevier, v. 131, p. 64–71, 2019.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York, NY: Harper Perennial, 1991.

DELE-AJAYI, O.; STRACHAN, R.; PICKARD, A.; SANDERSON, J. Designing for all: Exploring gender diversity and engagement with digital educational games by young people. In: Frontiers in Education Conference (FIE). Ohio: IEEE, 2019.

DESURVIRE, H.; WIBERG, C. Game usability heuristics (play) for evaluating and designing better games: The next iteration. In: SPRINGER. Online Communities and Social Computing: Third International Conference, OCSC 2009, Held as Part of HCI International 2009, San Diego, CA, USA, July 19-24, 2009. Proceedings 3. [S.l.], 2009. p. 557–566.

ESERYEL, D.; LAW, V.; IFENTHALER, D.; GE, X.; MILLER, R. An investigation of the interrelationships between motivation, engagement, and complex problem solving in game-based learning. Educational Technology and Society, v. 17, n. 1, p. 42–53, 2013.

FERREIRA, R.; ARAÚJO, I.; SILVA, J.; FERREIRA, D.; CARVALHO, M. G.; MAIA, D. L.; MARTINS, C.; GOMES, A. Formação de professores e a integração do pensamento computacional no currículo da educação básica. In: SBC. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. [S.l.], 2022. p. 274–283.

FONTOURA, P. H. F. P. Recomendações para o desenvolvimento de jogos educacionais: aspectos para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Universidade Federal de São Carlos, 2018.

FU, F.-L.; SU, R.-C.; YU, S.-C. Egameflow: A scale to measure learners’ enjoyment of e-learning games. Computers & Education, Elsevier, v. 52, n. 1, p. 101–112, 2009.

GAG. Game Accessibility Guidelines. 2012. Acesso em 09 de fevereiro de 2023. Disponível em: <http://gameaccessibilityguidelines.com>.

GEE, J. P. Good video games+ good learning: Collected essays on video games, learning, and literacy. [S.l.]: Peter Lang, 2007.

GIBBONS, S. Journey mapping 101. 2018. <https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101/>.

KNIESTEDT, I.; LEFTER, I.; LUKOSCH, S.; BRAZIER, F. Re-framing engagement for applied games: A conceptual framework. Entertainment Computing, v. 41, 2022.

LAMB, R. L.; ANNETTA, L.; FIRESTONE, J.; ETOPIO, E. A meta-analysis with examination of moderators of student cognition, affect, and learning outcomes while using serious educational games, serious games, and simulations. Computers in Human Behavior, Elsevier, v. 80, p. 158–167, 2018.

MELO, L. B.; MELO, C. B.; ARAÚJO, E. G. O. de; MELO, V. B. Gamificação no ensino remoto durante a pandemia: Lições para o ensino presencial. In: SBC. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. [S.l.], 2022. p. 132–144.

MILLER, J.; NARAYAN, U.; HANTSBARGER, M.; COOPER, S.; EL-NASR, M. Expertise and engagement: Re-designing citizen science games with players’ minds in mind. ACM International Conference Proceeding Series, 2019.

MOHAMED, H.; JAAFAR, A. Development and potential analysis of heuristic evaluation for educational computer game (pheg). In: IEEE. 5th international conference on computer sciences and convergence information technology. [S.l.], 2010. p. 222–227.

NYGREN, E. L.; LAINE, T. H.; SUTINEN, E. Dynamics between disturbances and motivations in educational mobile games. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 12, n. 3, p. 120–141, 2018.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>.

OTSUKA, J. L.; BEDER, D. M. Jogos educacionais abertos. [S.l.: s.n.], 2018. [link].

PEREIRA, W. S.; FILHO, G. A. de A. C.; AGUIAR, Y. P. C. Diretrizes de acessibilidade para jogos sérios destinados aos aprendizes no espectro autista. In: SBC. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.], 2021. p. 679–690.

PINELLE, D.; WONG, N.; STACH, T. Heuristic evaluation for games: usability principles for video game design. In: Proceedings of the SIGCHI conference on human factors in computing systems. [S.l.: s.n.], 2008. p. 1453–1462.

PIRKER, J.; GüTL, C.; LöFFLER, J. Ptd: Player type design to foster engaging and playful learning experiences. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 715, p. 487–498, 2018.

RUIPéREZ-VALIENTE, J. A.; GAYDOS, M.; ROSENHECK, L.; KIM, Y. J.; KLOPFER, E. Patterns of engagement in an educational massively multiplayer online game: A multidimensional view. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 13, n. 4, p. 648–661, 2020.

SHU-HUI, C.; WANN-YIH, W.; DENNISON, J. Validation of egameflow: A self-report scale for measuring user experience in video game play. Computers in Entertainment (CIE), ACM New York, NY, USA, v. 16, n. 3, p. 1–15, 2018.

SWEETSER, P.; WYETH, P. Gameflow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment (CIE), ACM, v. 3, n. 3, p. 3–3, 2005.

WANGENHEIM, C.; HAUCK, G.; BOIGATTO, J.; ADRIANO, F.; PACHECO, L. Meega+ a model for evaluating educational games. 2018.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BUENO, Elyssa D. R.; BEDER, Delano M.; OTSUKA, Joice L.. Concepção de um conjunto de recomendações de desenvolvimento e aplicação para promover o engajamento em jogos digitais educacionais abertos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 863-875. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235058.