Avaliação da Experiência de Uso do JFLAP como recurso pedagógico no ensino de Linguagens Formais
Resumo
A adoção de softwares educacionais pode facilitar o aprendizado, auxiliando os discentes a compreender os conteúdos ensinados. Contudo, muitas vezes, tais ferramentas não são avaliadas, podendo resultar em uma má experiência para os usuários. Neste trabalho, 26 discentes realizaram a avaliação de UX da ferramenta JFLAP aplicada ao ensino de Linguagens Formais. Para isso, utilizou-se o questionário System Usability Scale para a coleta de dados qualitativos e Grupo Focal para coletar dados quantitativos. Os resultados obtidos demonstraram que o JFLAP ficou com o score abaixo do que seria considerado um software de boa usabilidade, destacando não ser uma ferramenta intuitiva, o que causa desconforto no uso pelos discentes.
Referências
Falcão, M., Costa, A., Fonseca, R. W. S., de Azevedo, S. O., and Ramalho, W. B. (2018). Avaliação de usabilidade em simuladores de autômatos. In Anais da XI Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, pages 132–135. SBC.
França, B. B., Ribeiro, T., Dos Santos, P. S., and Travassos, G. (2015). Using focus group in software engineering: lessons learned on characterizing software technologies in academia and industry.
Gallardo, J., Castro Sánchez, J. J., and Miguel Sabariego, R. (2016). Experiencias de uso y evaluación de una herramienta de apoyo a la enseñanza de teoría de autómatas y lenguajes formales.
ISO9241-210 (2011). Iso/iec 9241-210: Ergonomics of human-system interaction – part 210: Human-centred design for interactive systems.
Kontio, J., Lehtola, L., and Bragge, J. (2004). Using the focus group method in software engineering: Obtaining practitioner and user experiences. pages 271– 280.
Maia, F. and Machado, A. A. (2021). Aprendizagem ativa: novas responsabilidades discente e docente. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 120–127, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Monteiro, J., Maia, D., Lima, D., Pires, G., and Rego, L. (2015). Formação inicial docente para as tdic: Análise a partir do curso de pedagogia do campus central da ufrn. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 454–461, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neto, J. and Terra, R. (2016). Lfapp: Um aplicativo móvel para o ensino de linguagens formais e autômatos. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2196–2205. SBC.
O’Brien, M. (2003). Focus groups supporting effective product development joe langford and deana mcdonagh (editors). The Design Journal, 6(1):61–62.
Rodger, S. H. and Finley, T. W. (2006). JFLAP: an interactive formal languages and automata package. Jones & Bartlett Learning.
Rodger, S. H., Wiebe, E., Lee, K. M., Morgan, C., Omar, K., and Su, J. (2009). Increasing engagement in automata theory with jflap. In Proceedings of the 40th ACM technical symposium on Computer science education, pages 403–407.
Sauro, J. (2011). Measuring Usability With the System Usability Scale (SUS). Disponível em: https://measuringu.com/sus/.
Singh, T., Afreen, S., Chakraborty, P., Raj, R., Yadav, S., and Jain, D. (2019). Automata simulator: A mobile app to teach theory of computation. Computer Applications in Engineering Education, 27(5):1064–1072.
Souto, M. and Silva, C. (2017). Um catálogo de requisitos pedagógicos para auxiliar o desenvolvimento de softwares educacionais. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 28(1):506.
Standard, I. (2001). 9126: Software engineering–product quality, part 1. International Organization for Standarization.
Widdows, R., Hensler, T. A., and Wyncott, M. H. (1991). The focus group interview: A method for assessing users’ evaluation of library service. College & Research Libraries, 52:352–359.