Direcionando Tecnologia para a Dislexia: Um Guia Prático para a Criação de TDICs
Resumo
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que resulta em dificuldades de leitura, escrita e linguagem. A presença da tecnologia no cotidiano é inevitável, e as TDICs emergem como ferramentas que podem apoiar a superação de diversas dificuldades de aprendizagem, desde que sejam adequadamente desenvolvidas e aplicadas. Baseando-se numa revisão sobre a alfabetização e a dislexia, este trabalho elaborou um guia de Design Centrado no Usuário para a construção de TDICs direcionadas a esse público. Esse guia inclui os eixos que devem ser considerados para melhor apoiar esse público, que são: dificuldades de leitura, dificuldades de escrita, dificuldades de linguagem, criatividade, progressão, recompensas e alerta aos responsáveis. A partir da discussão e exemplificação das particularidades que precisam ser levadas em conta para ajudar esse grupo, este trabalho apresenta duas soluções desenvolvidas com a orientação do guia.
Referências
Associação Brasileira de Dislexia (2016). O que e dislexia? Batista, E., da Silva, R., de Almeida, R., and Oliveira, K. (2019). Recomendações de design para interfaces de jogos acessíveis para crianças disléxicas. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 43–44, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
dos Santos, A. C. S., Pessoa, É., Pereira, M. J. G., and Silva, R. N. L. (2016). Alfabetizacao e letramento: Dois conceitos, um processo. Trabalho de conclusão de curso (curso de licenciatura em pedagogia), Faculdade São Luís de França.
iABCD (2020). O que é dislexia? Ingrassia, I. E. S. and Wildner, J. L. (2022). As principais dificuldades e transtornos de aprendizagem ao iniciar a etapa da alfabetização. Trajetória Multicursos, 14(1):15–33.
Jurgina, L. Q., Aquini, L. G., Iankowski, R. S., da Rosa, L. S., de Aguiar, M. S., and Primo, T. T. (2023). Alfaba: A tangible solution to support brazilian dyslexic students in their literacy process. In 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–9. IEEE.
Lobo, Y. J. G., Figueiredo, Y. G., Melo, J. O. F., Oliveira, M. V. d. F., Delgado, O. T., Cedro, W. L., Rivera, Y. R., Solovieva, Y., Oliveira, S. R. A. M., Branco Junior, A. G., et al. (2022). Alfabetização e as funções executivas: Um estudo de caso. ALFABETIZAÇÃO E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS: UM ESTUDO DE CASO, 2(5):81–97.
Lowdermilk, T. (2013). User-centered design: a developer’s guide to building userfriendly applications. ”O’Reilly Media, Inc.”.
MEC, M. d. E. (2017). Base nacional comum curricular.
MEC, M. d. E. (2019). Política nacional de alfabetizacao.
MOURA, S. P. P. T. d. (2013). A dislexia e os desafios pedagógicos. Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ.
Oliveira, R. d. M. (2017). A importância de analisar as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: dislexia, disgrafia, disortográfica, discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 16(2):492–521.
Rotta, N. T., Ohlweiler, L., and dos Santos Riesgo, R. (2015). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora.
Santos, J., Almeida, V., Serey, D., and Figueiredo, J. (2018). Análise da usabilidade de softwares educacionais destinados à alfabetização de crianças disléxicas. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, pages 499–508, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
SANTOS, N. M. d. (2009). Problematização das dificuldades de aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional. Londrina: UEL.
Sesso, B. (2018). Design centrado no usuario no desenvolvimento de software. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em ciência da computação), Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo.
Silva, E., Amorim, G., and Santos, J. (2021). A influência de mídias multissensoriais na aprendizagem de crianças com dislexia. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, pages 67–72, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, pages 5–17.
SOARES, M. (2020). Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto.