Direcionando Tecnologia para a Dislexia: Um Guia Prático para a Criação de TDICs

  • Laura Quevedo Jurgina UFPel
  • Vitor dos Santos Amaral Borges UFPel
  • Leomar Soares da Rosa Júnior UFPel
  • Marilton Sanchotene de Aguiar UFPel
  • Tiago Thompsen Primo UFPel

Resumo


A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que resulta em dificuldades de leitura, escrita e linguagem. A presença da tecnologia no cotidiano é inevitável, e as TDICs emergem como ferramentas que podem apoiar a superação de diversas dificuldades de aprendizagem, desde que sejam adequadamente desenvolvidas e aplicadas. Baseando-se numa revisão sobre a alfabetização e a dislexia, este trabalho elaborou um guia de Design Centrado no Usuário para a construção de TDICs direcionadas a esse público. Esse guia inclui os eixos que devem ser considerados para melhor apoiar esse público, que são: dificuldades de leitura, dificuldades de escrita, dificuldades de linguagem, criatividade, progressão, recompensas e alerta aos responsáveis. A partir da discussão e exemplificação das particularidades que precisam ser levadas em conta para ajudar esse grupo, este trabalho apresenta duas soluções desenvolvidas com a orientação do guia.

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Publicado
06/11/2023
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JURGINA, Laura Quevedo; BORGES, Vitor dos Santos Amaral; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; PRIMO, Tiago Thompsen. Direcionando Tecnologia para a Dislexia: Um Guia Prático para a Criação de TDICs. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1050-1061. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235124.