Avaliação da Eficiência de Sistemas Educacionais Aplicando Técnicas de Agrupamento e DEA

  • Ismayle S. Santos UECE
  • Rafael L. Gomes UECE
  • William S. Vilaça UECE

Resumo


Pesquisas nacionais e internacionais na área da educação têm apresentado uma realidade dramática, onde grande parte dos alunos do ensino médio público não têm domínio sobre conhecimentos básicos da matemática e da língua portuguesa. Nesse cenário, faz-se necessário desenvolver soluções que deem suporte aos ambientes educacionais, bem como auxiliem na gestão do processo de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, este artigo apresenta uma solução que aplica técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Análise por Envoltória de Dados para desenvolver modelos que, a partir de dados educacionais, façam uma análise do desempenho das unidades de ensino, as agrupando, a fim de indicar ações para que unidades ineficientes possam ter seu processo de ensino e aprendizagem melhorado a partir das características de grupos com melhor desempenho. Os resultados, usando dados reais, mostram que a solução proposta pode aproximar escolas com realidades similares, mas que têm alcançado resultados distintos nas avaliações externas de aprendizagem.

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Publicado
06/11/2023
SANTOS, Ismayle S.; GOMES, Rafael L.; VILAÇA, William S.. Avaliação da Eficiência de Sistemas Educacionais Aplicando Técnicas de Agrupamento e DEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1143-1153. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234319.