Um Estudo Exploratório sobre o uso do ChatGPT na Melhoria e Revisão da Escrita de Artigos Científicos

  • Rodrigo Cargnelutti UNIPAMPA
  • Maicon Bernardino UNIPAMPA
  • Renato Garcia UNIPAMPA / IFMS
  • Williamson Silva UNIPAMPA

Resumo


Os estudantes de Engenharia de Software matriculados na disciplina de Resolução de Problemas I (RPI) experimentam uma abordagem para a educação em Engenharia de Requisitos (ER). Como parte de uma das avaliações de RPI, os estudantes devem desenvolver um artigo científico sobre ER. Após a entrega e apresentação, conduzimos um estudo exploratório para avaliar a percepção deles sobre o uso ChatGPT no apoio ao processo de melhoria e revisão da escrita de artigos. Com os resultados obtidos dos discentes (n = 40), evidenciamos as diferentes formas de uso do ChatGPT no apoio ao processo de aprendizagem. Concluímos que o ChatGPT, assim como outras IAs, podem e devem ser explorados por discentes e docentes no âmbito acadêmico, no entanto, é importante avaliar com parcimônia as respostas geradas.

Referências

Boud, D. and Feletti, G. (1998). The Challenge of Problem-based Learning. Psych. Press.

Cronbach, L. (1951). Coefficient Alpha and the Internal Structure of Tests. Psychometrika, pages 297—-334.

Dergaa, I., Chamari, K., Zmijewski, P., and Saad, H. B. (2023). From human writing to artificial intelligence generated text: examining the prospects and potential threats of chatgpt in academic writing. Biology of Sport, 40(2):615–622.

Kahn, Z. (2023). Post on LinkedIn. Disponível em: [link].

Kasneci, E., Seßler, K., Küchemann, S., Bannert, M., Dementieva, D., Fischer, F., Gasser, U., Groh, G., Günnemann, S., Hüllermeier, E., et al. (2023). ChatGPT for Good? On Opportunities and Challenges of Large Language Models for Education. Learning and Individual Differences, 103:102274.

Khaddage, F. and Flintoff, K. (2023). Say Goodbye to Structured Learning ChatGPT in Education, is it a Threat or an Opportunity? In Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, pages 2108–2114. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE).

Likert, R. (1932). A Technique for the Measurement of Attitudes. Psychology.

Pavlik, J. V. (2023). Collaborating with ChatGPT: Considering the implications of generative artificial intelligence for journalism and media education. Journalism & Mass Communication Educator, 78(1):84–93.

Qadir, J. (2023). Engineering education in the era of chatgpt: Promise and pitfalls of generative ai for education. In 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–9. IEEE.

Qureshi, B. (2023). Exploring the Use of ChatGPT as a Tool for Learning and Assessment in Undergraduate Computer Science Curriculum: Opportunities and Challenges.

Rahman, M. M. and Watanobe, Y. (2023). ChatGPT for Education and Research: Opportunities, Threats, and Strategies. Applied Sciences, 13(9).

Rapp, A., Curti, L., and Boldi, A. (2021). The human side of human-chatbot interaction: A systematic literature review of ten years of research on text-based chatbots. International Journal of Human-Computer Studies, page 102630.

Salvagno, M., Taccone, F. S., Gerli, A. G., et al. (2023). Can artificial intelligence help for scientific writing? Critical care, 27(1):1–5.

Shoufan, A. (2023). Exploring Students’ Perceptions of ChatGPT: Thematic Analysis and Follow-Up Survey. IEEE Access, 11:38805–38818.

Susnjak, T. (2022). ChatGPT: The end of online exam integrity? arXiv preprint arXiv:2212.09292.

Van Dis, E. A., Bollen, J., Zuidema, W., van Rooij, R., and Bockting, C. L. (2023). ChatGPT: five priorities for research. Nature, 614(7947):224–226.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CARGNELUTTI, Rodrigo; BERNARDINO, Maicon; GARCIA, Renato; SILVA, Williamson. Um Estudo Exploratório sobre o uso do ChatGPT na Melhoria e Revisão da Escrita de Artigos Científicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1271-1281. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234610.