Análise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantil

  • Ricardo J. Pfitscher UFSC
  • Luiz C. Camargo Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Benjamin G. Moreira UFSC
  • Carolina Wang UFSC
  • Rosilaine Zedral Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Tatiana R. Garcia UFSC

Resumo


A evasão e a desistência são alguns dos principais problemas enfrentados no ensino superior do Brasil. Diferentes frentes de estudos têm buscado compreender os motivos pelos quais os estudantes desistem dos estudos, sejam estudos de ordem psicopedagógicas ou baseados em dados. Neste trabalho, a utilização da análise de sentimentos é direcionada à turmas de programação de computadores de duas instituições de ensino superior, em que dados foram coletados de forma ativa e classificados por meio de uma metodologia que combinou análise psicopedagógica e automatizada baseada em Processamento de Linguagem Natural. Os principais resultados deste estudo mostram: i) uma taxa de adesão baixa ao questionário (50%), com maior adesão quando os estudantes são constantemente incentivados; ii) os sentimentos são similares entre as instituições de ensino superior, com entre 20 e 30% sendo negativos, e; iii) uma acurácia de 68% com PLN, indicando possível utilização para ações de mitigação da desistência.

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Publicado
06/11/2023
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PFITSCHER, Ricardo J.; CAMARGO, Luiz C.; MOREIRA, Benjamin G.; WANG, Carolina; ZEDRAL, Rosilaine; GARCIA, Tatiana R.. Análise de sentimentos em turmas de programação com vistas ao apoio à permanência estudantil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1329-1340. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234753.