Previsão de Reprovações em Disciplinas Introdutórias de Programação: Um Estudo em um Ambiente de Correção Automática de Códigos

  • Carlos Eduardo Paulino Silva UFV / IFMG
  • João Lucas Silva Solano UFV
  • André Gustavo dos Santos UFV
  • Julio Cesar Soares dos Reis UFV

Resumo


Este artigo descreve o uso de técnicas de aprendizagem de máquina aplicadas ao contexto educacional para prever, o quanto antes, os alunos com tendência de reprovação em uma disciplina introdutória de programação em um curso superior de Ciência da Computação. Essa previsão pode permitir ao professor, através de uma atenção especial para esses alunos, reverter essa tendência. Para atingir esse objetivo, foram utilizados dados de interação dos alunos com um ambiente de correção automática de códigos durante a resolução de exercícios nas aulas práticas da disciplina. A modelagem que obteve o melhor resultado teve uma acurácia de 80,00% e uma revocação de 77,78% com dados de 6 semanas de aulas de um total de 12.

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Publicado
06/11/2023
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SILVA, Carlos Eduardo Paulino; SOLANO, João Lucas Silva; SANTOS, André Gustavo dos; REIS, Julio Cesar Soares dos. Previsão de Reprovações em Disciplinas Introdutórias de Programação: Um Estudo em um Ambiente de Correção Automática de Códigos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1524-1535. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.235348.