Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos
Resumo
Este artigo apresenta a proposição de uma sequência didática baseada nos pressupostos do pensamento computacional para pessoas idosas. O método empregado envolveu a definição, aplicação e avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades pedagógicas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos e maior socialização.
Palavras-chave:
Pessoas idosas, Pensamento computacional, Scratch, Cognição, Socialização
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
OLIVEIRA JR., Emerson Rogério de; BORTOLI, Lis Ângela De; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti De; PASQUALOTTI, Adriano; GIL, Henrique Teixeira.
Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1536-1545.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233376.