Sistema ELoS - Ensino de Lógica de Programação com apoio de um Sistema Gráfico

  • Rodrigo Oliveira Ferrari UFJF
  • André Luís Braga Dutra UFJF
  • Vitória Ferreira César UFJF
  • Rayssa Amaral Gomes UFJF
  • Rodrigo Luis de Souza da Silva UFJF

Resumo


O ELoS (Ensino de Lógica em Sistemas Gráficos) é um sistema desenvolvido para introduzir os conceitos básicos de lógica de programação de forma lúdica e interativa. O sistema utiliza uma abordagem semelhante a videogames, com níveis e fases desafiadoras que os alunos devem completar através da digitação de comandos em uma linguagem de programação própria. O ELoS foi implementado em navegadores web, utilizando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript e ThreeJS. Neste estudo, o ELoS foi implementado em 14 turmas da disciplina DC5199 (Algoritmos - Prática) na Universidade Federal de Juiz de Fora, envolvendo estudantes de diversos cursos da área de exatas. Uma avaliação inicial foi realizada, coletando dados sobre o perfil dos participantes, como idade, tempo de conclusão e experiência prévia em programação. Os resultados mostraram uma participação diversificada, com presença significativa de mulheres no estudo, estando a maioria dos participantes em estágios iniciais de suas trajetórias acadêmicas. O sistema atendeu tanto a alunos iniciantes quanto àqueles com alguma experiência prévia em programação, oferecendo uma oportunidade de aprendizado para diferentes perfis de estudantes. Com base nessas informações, podemos afirmar que o ELoS demonstrou potencial para auxiliar o ensino e aprendizagem de programação.

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Publicado
06/11/2023
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FERRARI, Rodrigo Oliveira; DUTRA, André Luís Braga; CÉSAR, Vitória Ferreira; GOMES, Rayssa Amaral; SILVA, Rodrigo Luis de Souza da. Sistema ELoS - Ensino de Lógica de Programação com apoio de um Sistema Gráfico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1580-1590. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.233622.