Sistema ELoS - Ensino de Lógica de Programação com apoio de um Sistema Gráfico
Resumo
O ELoS (Ensino de Lógica em Sistemas Gráficos) é um sistema desenvolvido para introduzir os conceitos básicos de lógica de programação de forma lúdica e interativa. O sistema utiliza uma abordagem semelhante a videogames, com níveis e fases desafiadoras que os alunos devem completar através da digitação de comandos em uma linguagem de programação própria. O ELoS foi implementado em navegadores web, utilizando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript e ThreeJS. Neste estudo, o ELoS foi implementado em 14 turmas da disciplina DC5199 (Algoritmos - Prática) na Universidade Federal de Juiz de Fora, envolvendo estudantes de diversos cursos da área de exatas. Uma avaliação inicial foi realizada, coletando dados sobre o perfil dos participantes, como idade, tempo de conclusão e experiência prévia em programação. Os resultados mostraram uma participação diversificada, com presença significativa de mulheres no estudo, estando a maioria dos participantes em estágios iniciais de suas trajetórias acadêmicas. O sistema atendeu tanto a alunos iniciantes quanto àqueles com alguma experiência prévia em programação, oferecendo uma oportunidade de aprendizado para diferentes perfis de estudantes. Com base nessas informações, podemos afirmar que o ELoS demonstrou potencial para auxiliar o ensino e aprendizagem de programação.
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