Análise dos Cursos de Computação no Brasil: Ensino de Programação sob a perspectiva das Necessidades do Século XXI

  • Katyeudo Karlos de S. Oliveira USP
  • William S. de Deus USP
  • Gustavo Martins N. Avellar USP
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE
  • Ellen Francine Barbosa USP

Resumo


As habilidades de programação são essenciais no mundo tecnológico atual, além de ajudar a desenvolver habilidades fundamentais para o século XXI. Este artigo analisa o ensino de disciplinas introdutórias de programação em cursos de ensino superior do Brasil e o seu alinhamento com as necessidades do século XXI. Um estudo de caso foi realizado em cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Técnicas de aprendizado de máquina foram utilizadas para agrupar os tópicos abordados. Os resultados revelaram três grupos de disciplinas com diferentes níveis de conceitos de programação. As descobertas levantam questões sobre o alinhamento das práticas de ensino com as demandas da educação em programação no século XXI. O artigo contribui para a literatura existente, fornecendo evidências empíricas sobre o ensino de programação e habilidades do século XXI no ensino superior brasileiro.

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Publicado
06/11/2023
OLIVEIRA, Katyeudo Karlos de S.; DEUS, William S. de; AVELLAR, Gustavo Martins N.; FALCÃO, Taciana Pontual; BARBOSA, Ellen Francine. Análise dos Cursos de Computação no Brasil: Ensino de Programação sob a perspectiva das Necessidades do Século XXI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1760-1771. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234970.