O Ensino e Aprendizagem Musical e o Uso de Aplicativos: uma Análise Qualitativa
Resumo
A música é uma disciplina relevante para a educação básica, sendo possível encontrar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diversas habilidades que se relacionam com o universo da aprendizagem musical. O processo de ensino e aprendizagem musical pode utilizar diferentes meios para a efetivação dos seus objetivos pedagógicos. Autoras e autores abordam a importância do uso de aplicativos para o aperfeiçoamento no processo. No entanto, as oportunidades e desafios na utilização de aplicativos para o desenvolvimento das habilidades musicais contidas na BNCC não é sistematizado. O objetivo deste trabalho é indicar as possibilidades de utilização de aplicativos musicais em um contexto de ensino e aprendizagem formal à luz das habilidades musicais a serem desenvolvidas, como definidas pela BNCC.
Referências
Brasil. (2016) “Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o Art. 26. §6º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de jun. de 2023
Carvalho, Tereza C. D. C. V.; David, Priscila B. (2021) “O aplicativo Perfect Piano como recurso digital no Ensino Remoto de música em tempos de Pandemia”. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).
Duarte, Alex Marques. (2014) “Aplicativos musicais para tablets e smartphones: novos recursos para a educação musical”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade de Brasília, Brasília
Duarte, A. M. e Marins, P. R. A. (2015) “Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música”. In: Anais do XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Educação Musical: formação humana, ética e produção de conhecimento. Natal
Ministério da Educação (s.d.) “Base Nacional Comum Curricular”. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de jun. de 2023
Nova Escola. (2022) “5 Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03TS03 da BNCC”. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2022.
XYDAS, Spiros D. (2014) “Transforming music classes and rehearsals with compositions and iPads: Reflections from a mid-career music educator”. Troy/Michigan, Baker Middle School.