O Ensino e Aprendizagem Musical e o Uso de Aplicativos: uma Análise Qualitativa

  • Bruno Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-9655-8698
  • Cindy Vago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Gilvan Vilarim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo


A música é uma disciplina relevante para a educação básica, sendo possível encontrar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diversas habilidades que se relacionam com o universo da aprendizagem musical. O processo de ensino e aprendizagem musical pode utilizar diferentes meios para a efetivação dos seus objetivos pedagógicos. Autoras e autores abordam a importância do uso de aplicativos para o aperfeiçoamento no processo. No entanto, as oportunidades e desafios na utilização de aplicativos para o desenvolvimento das habilidades musicais contidas na BNCC não é sistematizado. O objetivo deste trabalho é indicar as possibilidades de utilização de aplicativos musicais em um contexto de ensino e aprendizagem formal à luz das habilidades musicais a serem desenvolvidas, como definidas pela BNCC.

Palavras-chave: App, Aprendizagem Musical, Análise Qualitativa

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Publicado
04/11/2024
COSTA, Bruno; VAGO, Cindy; VILARIM, Gilvan. O Ensino e Aprendizagem Musical e o Uso de Aplicativos: uma Análise Qualitativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 370-379. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242582.