O Ensino e Aprendizagem Musical e o Uso de Aplicativos: uma Análise Qualitativa

  • Bruno Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-9655-8698
  • Cindy Vago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Gilvan Vilarim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo


A música é uma disciplina relevante para a educação básica, sendo possível encontrar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diversas habilidades que se relacionam com o universo da aprendizagem musical. O processo de ensino e aprendizagem musical pode utilizar diferentes meios para a efetivação dos seus objetivos pedagógicos. Autoras e autores abordam a importância do uso de aplicativos para o aperfeiçoamento no processo. No entanto, as oportunidades e desafios na utilização de aplicativos para o desenvolvimento das habilidades musicais contidas na BNCC não é sistematizado. O objetivo deste trabalho é indicar as possibilidades de utilização de aplicativos musicais em um contexto de ensino e aprendizagem formal à luz das habilidades musicais a serem desenvolvidas, como definidas pela BNCC.

Palavras-chave: App, Aprendizagem Musical, Análise Qualitativa

Referências

Brasil. (1996) “Lei nº 9.394, de 20 de dez. de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de set. de 2022

Brasil. (2016) “Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o Art. 26. §6º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de jun. de 2023

Carvalho, Tereza C. D. C. V.; David, Priscila B. (2021) “O aplicativo Perfect Piano como recurso digital no Ensino Remoto de música em tempos de Pandemia”. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).

Duarte, Alex Marques. (2014) “Aplicativos musicais para tablets e smartphones: novos recursos para a educação musical”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade de Brasília, Brasília

Duarte, A. M. e Marins, P. R. A. (2015) “Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música”. In: Anais do XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Educação Musical: formação humana, ética e produção de conhecimento. Natal

Ministério da Educação (s.d.) “Base Nacional Comum Curricular”. Disponível em: [link]. Acesso em 29 de jun. de 2023

Nova Escola. (2022) “5 Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03TS03 da BNCC”. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2022.

XYDAS, Spiros D. (2014) “Transforming music classes and rehearsals with compositions and iPads: Reflections from a mid-career music educator”. Troy/Michigan, Baker Middle School.
Publicado
04/11/2024
COSTA, Bruno; VAGO, Cindy; VILARIM, Gilvan. O Ensino e Aprendizagem Musical e o Uso de Aplicativos: uma Análise Qualitativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 370-379. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242582.