Os Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024) trazem os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizado de 04 a 08 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, como parte do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), que teve como tema "O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva". Nesta edição, os anais incluem 190 artigos de pesquisas completas e 81 artigos de pesquisa em andamento. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares duplamente anonimizada (double-blind review), com uma taxa de aceitação de 33%. O comitê de programa do CBIE 2024 foi coordenado por Clodis Boscarioli (UNIOESTE) e Rafael Dias Araújo (UFU), que organizaram este volume juntamente com Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano) e Laura de Oliveira Fernandes Moraes (Unirio), coordenadores do SBIE 2024, e Newarney Torrezão da Costa (IF Goiano) e Ana Liz Souto (UFPB), coordenadores de publicações do CBIE 2024. Os artigos completos que integram essa série de anais foram submetidos em 27/06/2024, aceitos para publicação em 09/08/2024, tendo a versão final submetida em 26/08/2024, enquanto os artigos de trabalhos em andamento foram submetidos em 15/08/2024, aceitos para publicação em 14/09/2024, tendo a versão final submetida em 23/09/2024. O SBIE 2024 contou com cinco trilhas temáticas:
- Trilha 1: Metodologias e Tecnologias Digitais para a Educação, coordenada por Fabiana Zaffalon (IFSul) e Tiago Primo (UFPel), páginas 01 a 537 (artigos completos) e páginas 2563 a 2636 (trabalhos em andamento);
- Trilha 2: Gamificação, Jogos Digitais, Robótica e Tecnologias Imersivas na Educação, coordenada por Luiz Rodrigues (NEES/UFAL) e Marcela Pessoa (UEA), páginas 538 a 1042 (artigos completos) e páginas 2637 a 2904 (trabalhos em andamento);
- Trilha 3: Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação, coordenada por Anna Beatriz Marques (UFC) e Natasha Valentim (UFPR), páginas 1043 a 1441 (artigos completos) e páginas 2905 a 2958 (trabalhos em andamento);
- Trilha 4: Inteligência Artificial na Educação, coordenada por Gabriel Alves (UFRPE) e Jéssica Figueiredo (UERN), páginas 1442 a 2012 (artigos completos) e páginas 2959 a 3096 (trabalhos em andamento);
- Trilha 5: Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional e da Educação em Computação, coordenada por Pedro Henrique Valle (UFJF) e Williamson Silva (UNIPAMPA), páginas 2013 a 2562 (artigos completos) e páginas 3097 a 3353 (trabalhos em andamento).
Para mais informações sobre o SBIE 2024, visite o website do evento.
Para ter acesso aos anais de outros eventos que compõem o CBIE 2024, visite a série Anais do CBIE 2024.