Bookshelf: aplicativo para fomentar a interação literária e combater o analfabetismo funcional
Resumo
Este trabalho descreve a proposta e a metodologia de desenvolvimento do Bookshelf, um aplicativo móvel projetado para facilitar a divulgação de doações e solicitações de livros, além de avaliações de obras literárias. O objetivo do aplicativo é promover a cultura da leitura e contribuir para a redução dos índices de analfabetismo funcional no Brasil. Os resultados apresentados são referentes a três fases de Design Thinking — empatia, definição e prototipação.
Referências
dos Santos Silva, L., Tomazela, M. d. G. J. M., and Pontes, A. N. (2018). Crossbook: aplicativo mobile colaborativo para permuta de livros. REFAS: Revista FATEC Zona Sul, 5(1):1.
França, H. P. and Lopes, J. L. (2022). LIVRODIN: Desenvolvimento de uma aplicação mobile para troca e doação de livros entre a comunidade de Araguaína. Disponível em: [link]. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Araguaína.
Haddad, S. and Di Pierro, M. C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista brasileira de educação, (14): 108–130.
Haddad, S. and Siqueira, F. (2015). Analfabetismo entre jovens e adultos no brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, (2).
Hofrichter, M. (2017). Análise SWOT: Quando usar e como fazer. Simplíssimo.
IBGE (2024). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Educação 2023. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, Brasil: IBGE.
Inaf (2018). Indicadores de alfabetismo funcional. inaf brasil 2018: Resultados preliminares. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
Marinho, A. L. T. et al. (2021). O leitor brasileiro e a dicotomia da quantidade x qualidade.
Teixeira, F. (2014). Introdução e boas práticas em UX Design. Editora Casa do Código.
Vianna, M. et al. (2011). Design thinking: inovação em negócios. Design Thinking.