Bookshelf: aplicativo para fomentar a interação literária e combater o analfabetismo funcional

  • Heloise Acco Tives Instituto Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3963-310X
  • Jaqueline Gabriele Dias Instituto Federal do Paraná
  • Vinicius Faber Zamarchi Instituto Federal do Paraná
  • Rafael Antonio Dangui Instituto Federal do Paraná

Resumo


Este trabalho descreve a proposta e a metodologia de desenvolvimento do Bookshelf, um aplicativo móvel projetado para facilitar a divulgação de doações e solicitações de livros, além de avaliações de obras literárias. O objetivo do aplicativo é promover a cultura da leitura e contribuir para a redução dos índices de analfabetismo funcional no Brasil. Os resultados apresentados são referentes a três fases de Design Thinking — empatia, definição e prototipação.

Palavras-chave: aplicativo móvel, analfabetismo funcional, leitura, Design Thinking, gamificação

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Publicado
04/11/2024
TIVES, Heloise Acco; DIAS, Jaqueline Gabriele; ZAMARCHI, Vinicius Faber; DANGUI, Rafael Antonio. Bookshelf: aplicativo para fomentar a interação literária e combater o analfabetismo funcional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2563-2571. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244355.