Impacto da Gamificação no Aprendizado de Lógica: Promovendo o Pensamento Computacional e Adaptando aos Estilos de Aprendizagem

  • Alison Silva da Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luana R. Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Fabiann Matthaus Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Resumo


Este trabalho investiga o impacto da gamificação no aprendizado de lógica e pensamento computacional, adaptando-se aos estilos de aprendizagem do usuário. A pesquisa apresenta o JungleLogic, um jogo educacional ambientado na Amazônia, que ensina raciocínio lógico utilizando os pilares do Pensamento Computacional. Os jogadores, guiados por personagens indígenas, enfrentam desafios em diferentes níveis de dificuldade, com atividades personalizadas para estilos de aprendizagem com base no Modelo VARK. Resultados preliminares mostram aceitação positiva do jogo, mas destacam a necessidade de mais fases para cobrir um maior número de temas.

Palavras-chave: Gamificação, Aprendizado de lógica, Pensamento computacional, Estilos de aprendizagem

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Publicado
04/11/2024
CUNHA, Alison Silva da; AGUIAR, Luana R.; BARBOSA, Fabiann Matthaus. Impacto da Gamificação no Aprendizado de Lógica: Promovendo o Pensamento Computacional e Adaptando aos Estilos de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2757-2763. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244670.