Um Panorama das Tecnologias Inclusivas no Ensino de Programação para Alunos Surdos no Brasil
Resumo
O ensino na área de Tecnologia da Informação ainda carece de adaptações para o acolhimento de alunos surdos. A abordagem tradicional de ensino, baseada na fala, ainda é predominante, principalmente por falta de conhecimento de estratégias de apoio. Nesse contexto, esse trabalho apresenta os resultados de um mapeamento sistemático a fim de catalogar as metodologias propostas para o ensino de programação para alunos surdos no Brasil, oferecendo um panorama das tecnologias inclusivas disponíveis, guiando professores, alunos e pesquisadores na busca por soluções inclusivas para o processo de ensino-aprendizagem. Resultados preliminares indicam as áreas de programação e Pensamento Computacional como as que dispõem de maior número de contribuições. Porém ainda há a necessidade de validação e disponibilização dos artefatos produzidos para uso pela comunidade.
Palavras-chave:
Programação, Surdo, Ensino, Learning, Mapeamento Sistemático da Literatura
Referências
Andrade,G.,Hoss,D.,Barbosa,A.,andGomes,L.(2019). Metodologia didático simbólica como alternativa para o ensino de programação de computadores a alunos surdos. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 473–482, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Araújo,E.andAndrade,W.(2020). Um mapeamento sistemático sobre o ensino de programação para pessoas com deficiência. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1713–1722, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Barbosa, A., Andrade, G., and Hoss, D. (2019). Visual programmer – vip. In Anais do VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, pages 1–4, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno surdo na ciência da computação: Discutindo os desafios da inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (1989). Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989: Dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência e consolida as normas de proteção. Diário Oficial da União: seção 1.
BRASSCOM (2022). Estudo da brasscom aponta demanda de 797 mil profissionais de tecnologia ate ́ 2025. Disponível em: [link] a-brasscom-aponta-demanda-de-797-mil-profissionais-de-t ecnologia-ate-2025/. Acesso em 11/05/2024.
Cruz,S.,Cale ́,F.,Miranda,R.,Volpasso,L.,Paim,L.,andBenassi,P.(2017). Uma ferramenta para auxiliar o ensino da tecnologia da informação para surdos. In VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 244–251, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), I. N. Censo da Educação Superior 2022.
de Souza Santos, R., C. de Magalhães, C., Correia-Neto, J., Queiros, L., and Vilar, G. (2014). Trabalhando lógica de programação com portadores de deficiência auditiva: a experiência com a linguagem Proglib e a IDE Hands. Revista Brasileira de Computação Aplicada, pages 32–44.
Gonc ̧alves, E., Vilela, J., Peixoto, M., Oliveira, F., and Castro, J. (2015). Produção de videoaulas de programação em java acessíveis no contexto de um projeto de capacitação profissional para pessoas surdas. In XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 877–886, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Granada, R., Barwaldt, R., and Botelho, S. (2019). Arcabouço Pedagógico combinado com o glossário técnico de computação em LIBRAS: uma experiência com Lego Mindstorms NXT. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2):474–483.
Granada, R., Cesário, V., Domingues, D., Barwaldt, R., Rodrigues, R., and Fernandes, C. (2017). Dicionário de termos de computação como facilitador no ensino de programação para surdos. In Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 1049–1058, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Granada, R. P., Barwaldt, R., and Esp ́ındola, D. B. (2018). Glossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf students. In IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7, San Jose, CA, USA. IEEE.
Mandelblatt, J. and Favorito, W. (2022). Alunos surdos no ensino superior: desafios, possibilidades e a contribuição do manuário acadêmico. RevistAleph, 2(Especial).
Mourão, A., Menezes, C., Lopes, A., and Netto, J. F. (2019). APP MIDOAA: Objeto de aprendizagem acessível para apoiar estudantes com deficiência auditiva. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, pages 1140–1147, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, M., Leite, A., Silva, M., Bodart, C., and Nascimento, G. (2019). A história da condessa surda de lovelace: Um relato de experiência de ensino híbrido e assistivo de programação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 51–60, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., and Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, page 68–77, Swindon, GBR. BCS Learning & Development Ltd.
Reis da Silva, T., Silva Barros, I., Da Silva Sousa, L. K., Lopes Damasceno Sá, A., Maciel Silva, A. F., Sousa Araujo, M. C., and da Silva Aranha, E. H. (2021). Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):156–165.
Santos, O., Cury, D., and Beltrame, W. (2022). Pensamento computacional para surdos: Um relato de experiência sobre acessibilidade no ensino de programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 145–155, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, R., Magalhães, C., Neto, J. C., and Júnior, S. P. (2011). PROGLIB: Uma linguagem de programação baseada na escrita de LIBRAS. In Anais do XVII Workshop de Informática na Escola, pages 1533–1542, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, N., Santos, I., and Orleans, L. (2019). Ensino inclusivo de pensamento computacional: um relato de experiência. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 81–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva Junior, N. P. d., Melo, S. M., Rech, G. C., and Prates, J. M. (2023). Mapeamento de sinais em LIBRAS para o apoio ao ensino de engenharia de software. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(1):180–189.
Teran, L., Araújo, F., and Pires, Y. (2019). Elis: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1024–1033, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vieira, N. A. and Mourão, A. (2022). Logiclibras: uma ferramenta educacional inclusiva para apoiar o ensino de lógica de programação considerando as dimensões do pensamento computacional. In Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 117–126, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wohlin, C. (2014). Guidelines for snowballing in systematic literature studies and a replication in software engineering. In Proceedings of the 18th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, pages 1–10, New York, NY, USA. ACM.
Wohlin, C., Runeson, P., Hst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wessln, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Publishing Company, Incorporated.
Araújo,E.andAndrade,W.(2020). Um mapeamento sistemático sobre o ensino de programação para pessoas com deficiência. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1713–1722, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Barbosa, A., Andrade, G., and Hoss, D. (2019). Visual programmer – vip. In Anais do VI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, pages 1–4, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno surdo na ciência da computação: Discutindo os desafios da inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (1989). Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989: Dispõe sobre a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência e consolida as normas de proteção. Diário Oficial da União: seção 1.
BRASSCOM (2022). Estudo da brasscom aponta demanda de 797 mil profissionais de tecnologia ate ́ 2025. Disponível em: [link] a-brasscom-aponta-demanda-de-797-mil-profissionais-de-t ecnologia-ate-2025/. Acesso em 11/05/2024.
Cruz,S.,Cale ́,F.,Miranda,R.,Volpasso,L.,Paim,L.,andBenassi,P.(2017). Uma ferramenta para auxiliar o ensino da tecnologia da informação para surdos. In VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 244–251, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), I. N. Censo da Educação Superior 2022.
de Souza Santos, R., C. de Magalhães, C., Correia-Neto, J., Queiros, L., and Vilar, G. (2014). Trabalhando lógica de programação com portadores de deficiência auditiva: a experiência com a linguagem Proglib e a IDE Hands. Revista Brasileira de Computação Aplicada, pages 32–44.
Gonc ̧alves, E., Vilela, J., Peixoto, M., Oliveira, F., and Castro, J. (2015). Produção de videoaulas de programação em java acessíveis no contexto de um projeto de capacitação profissional para pessoas surdas. In XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 877–886, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Granada, R., Barwaldt, R., and Botelho, S. (2019). Arcabouço Pedagógico combinado com o glossário técnico de computação em LIBRAS: uma experiência com Lego Mindstorms NXT. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2):474–483.
Granada, R., Cesário, V., Domingues, D., Barwaldt, R., Rodrigues, R., and Fernandes, C. (2017). Dicionário de termos de computação como facilitador no ensino de programação para surdos. In Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 1049–1058, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Granada, R. P., Barwaldt, R., and Esp ́ındola, D. B. (2018). Glossary of computational terms as a stimulus to programming logic: a case study with deaf students. In IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–7, San Jose, CA, USA. IEEE.
Mandelblatt, J. and Favorito, W. (2022). Alunos surdos no ensino superior: desafios, possibilidades e a contribuição do manuário acadêmico. RevistAleph, 2(Especial).
Mourão, A., Menezes, C., Lopes, A., and Netto, J. F. (2019). APP MIDOAA: Objeto de aprendizagem acessível para apoiar estudantes com deficiência auditiva. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, pages 1140–1147, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, M., Leite, A., Silva, M., Bodart, C., and Nascimento, G. (2019). A história da condessa surda de lovelace: Um relato de experiência de ensino híbrido e assistivo de programação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 51–60, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., and Mattsson, M. (2008). Systematic mapping studies in software engineering. In Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, page 68–77, Swindon, GBR. BCS Learning & Development Ltd.
Reis da Silva, T., Silva Barros, I., Da Silva Sousa, L. K., Lopes Damasceno Sá, A., Maciel Silva, A. F., Sousa Araujo, M. C., and da Silva Aranha, E. H. (2021). Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):156–165.
Santos, O., Cury, D., and Beltrame, W. (2022). Pensamento computacional para surdos: Um relato de experiência sobre acessibilidade no ensino de programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 145–155, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, R., Magalhães, C., Neto, J. C., and Júnior, S. P. (2011). PROGLIB: Uma linguagem de programação baseada na escrita de LIBRAS. In Anais do XVII Workshop de Informática na Escola, pages 1533–1542, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, N., Santos, I., and Orleans, L. (2019). Ensino inclusivo de pensamento computacional: um relato de experiência. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 81–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva Junior, N. P. d., Melo, S. M., Rech, G. C., and Prates, J. M. (2023). Mapeamento de sinais em LIBRAS para o apoio ao ensino de engenharia de software. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(1):180–189.
Teran, L., Araújo, F., and Pires, Y. (2019). Elis: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1024–1033, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vieira, N. A. and Mourão, A. (2022). Logiclibras: uma ferramenta educacional inclusiva para apoiar o ensino de lógica de programação considerando as dimensões do pensamento computacional. In Anais do I Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, pages 117–126, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wohlin, C. (2014). Guidelines for snowballing in systematic literature studies and a replication in software engineering. In Proceedings of the 18th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, pages 1–10, New York, NY, USA. ACM.
Wohlin, C., Runeson, P., Hst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wessln, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Publishing Company, Incorporated.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOARES, Irvna M. C.; PRATES, Jorge M.; MURAD, Samir B.; MELO, Silvana M..
Um Panorama das Tecnologias Inclusivas no Ensino de Programação para Alunos Surdos no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1279-1290.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242469.