Um Panorama das Tecnologias Inclusivas no Ensino de Programação para Alunos Surdos no Brasil

Resumo


O ensino na área de Tecnologia da Informação ainda carece de adaptações para o acolhimento de alunos surdos. A abordagem tradicional de ensino, baseada na fala, ainda é predominante, principalmente por falta de conhecimento de estratégias de apoio. Nesse contexto, esse trabalho apresenta os resultados de um mapeamento sistemático a fim de catalogar as metodologias propostas para o ensino de programação para alunos surdos no Brasil, oferecendo um panorama das tecnologias inclusivas disponíveis, guiando professores, alunos e pesquisadores na busca por soluções inclusivas para o processo de ensino-aprendizagem. Resultados preliminares indicam as áreas de programação e Pensamento Computacional como as que dispõem de maior número de contribuições. Porém ainda há a necessidade de validação e disponibilização dos artefatos produzidos para uso pela comunidade.
Palavras-chave: Programação, Surdo, Ensino, Learning, Mapeamento Sistemático da Literatura

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Publicado
04/11/2024
SOARES, Irvna M. C.; PRATES, Jorge M.; MURAD, Samir B.; MELO, Silvana M.. Um Panorama das Tecnologias Inclusivas no Ensino de Programação para Alunos Surdos no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1279-1290. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242469.