Avaliação do JFLAP para ensino de Autômatos
Resumo
Softwares educativos têm surgido como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina Linguagens Formais e Autômatos (LFA) no curso de Ciência de Computação. Porém, poucos trabalhos têm sido publicados analisando a ferramenta JFLAP nesse processo. Este trabalho aborda a experiência em sala de aula com o JFLAP especificamente com os conteúdos de máquinas reconhecedoras. Verificamos que embora a interface do JFLAP seja pouco amigável, a ferramenta se revela eficaz para o ensino de máquinas reconhecedoras, contribuindo de forma significativa para a compreensão e aplicação dos conceitos teóricos de LFA.
Palavras-chave:
JFLAP, Autômato, Software Educativo
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
CASSANHO, Lucas Pereira; MICHELS, João Felipe Pavret; BARBOSA, Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de.
Avaliação do JFLAP para ensino de Autômatos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 513-524.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242754.