Conectividade na Educação do Brasil: Estratégias Nacionais e Internacionais para Melhorar a Infraestrutura de Internet das Escolas
Resumo
A conectividade das escolas no Brasil é fundamental na democratização do acesso à Internet. Programas como o GESAC e o PIEC visam conectar as escolas à Internet, mas ainda enfrentam desafios de cobertura e qualidade de serviço. Nesse cenário, buscou-se realizar um levantamento do atual cenário dos programas nacionais e, em paralelo, uma análise comparativa internacional, destacando iniciativas da Austrália, Espanha, Estados Unidos, Irlanda e Itália. Com isso, revelou-se estratégias diversas para otimizar os programas de conectividade escolar no Brasil, como por exemplo, meios para disponibilizar conexões de alta velocidade para áreas remotas e mecanismos que possam garantir velocidades maiores.
Referências
Bai, B., Wang, J., e Zhou, H. (2022). An intervention study to improve primary school students’ self-regulated strategy use in english writing through e-learning in hong kong. Computer Assisted Language Learning, 35(9):2265–2290.
Bogan, C. E. e English, M. J. (1994). Benchmarking for Best Practices: Winning Through Innovative Adaptation. McGraw-Hill.
Brasil (2024a). Anatel - conectividade em escolas rurais. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.
Brasil (2024b). Programa banda larga nas escolas - pble anatel. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.
da Internet no Brasil, C. G. (2022). Tic educação pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. Disponível em: [link]. Acessado em 26 de junho de 2024.
de Conectividade na Educação, G. I. (2021). Guia de Conectividade na Educação. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), São Paulo. [link].
Espanha (2024). Programa escuelas conectadas. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.
Estados Unidos (2024). E-rate. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.
GICE (2022). NOTA TÉCNICA: Qual a velocidade de internet ideal para minha escola?. Technical report, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Giga (2024). Connected education internet measurement system – giga. Accessado em 26 de junho de 2024.
Irlanda (2023a). Annual report financial statements: 2022. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.
Irlanda (2023b). National broadband plan state aid reporting: Third year update 2022-23. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.
ITU, U. N. (2021). Achieving universal and meaningful digital connectivity setting a baseline and targets for 2030.
Itália (2024). Piano scuole connesse. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.
Melo Neto, J. A. d. e Oliveira, S. S. B. d. (2023). Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no amazonas. Revista Brasileira de Educação, 27:e270084.
Ministério das Comunicações (MCOM) (2021). Portaria MCOM nº 2.460, de 23 de abril de 2021. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.
Nery, D. C. (2022). Análise comparativa das políticas públicas de conexão à internet em alta velocidade. Disponível em [link]. Acessado em 18 de junho de 2024.
Sepúlveda, A. (2021). A transformação digital da educação: conectar as escolas, empoderar os alunos. TIC Educação 2020.
Souza, R. A. e Silva, M. S. P. d. (2023). Política de inovação educação conectada: Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 18(00):e023060.