Conectividade na Educação do Brasil: Estratégias Nacionais e Internacionais para Melhorar a Infraestrutura de Internet das Escolas

Resumo


A conectividade das escolas no Brasil é fundamental na democratização do acesso à Internet. Programas como o GESAC e o PIEC visam conectar as escolas à Internet, mas ainda enfrentam desafios de cobertura e qualidade de serviço. Nesse cenário, buscou-se realizar um levantamento do atual cenário dos programas nacionais e, em paralelo, uma análise comparativa internacional, destacando iniciativas da Austrália, Espanha, Estados Unidos, Irlanda e Itália. Com isso, revelou-se estratégias diversas para otimizar os programas de conectividade escolar no Brasil, como por exemplo, meios para disponibilizar conexões de alta velocidade para áreas remotas e mecanismos que possam garantir velocidades maiores.

Palavras-chave: Conectividade na Educação, Infraestrutura de Internet nas Escolas, Escolas Conectadas, PIEC

Referências

Austrália (2024). Connectivity and collaboration services for k-12 schools. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.

Bai, B., Wang, J., e Zhou, H. (2022). An intervention study to improve primary school students’ self-regulated strategy use in english writing through e-learning in hong kong. Computer Assisted Language Learning, 35(9):2265–2290.

Bogan, C. E. e English, M. J. (1994). Benchmarking for Best Practices: Winning Through Innovative Adaptation. McGraw-Hill.

Brasil (2024a). Anatel - conectividade em escolas rurais. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.

Brasil (2024b). Programa banda larga nas escolas - pble anatel. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.

da Internet no Brasil, C. G. (2022). Tic educação pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. Disponível em: [link]. Acessado em 26 de junho de 2024.

de Conectividade na Educação, G. I. (2021). Guia de Conectividade na Educação. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), São Paulo. [link].

Espanha (2024). Programa escuelas conectadas. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.

Estados Unidos (2024). E-rate. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.

GICE (2022). NOTA TÉCNICA: Qual a velocidade de internet ideal para minha escola?. Technical report, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Giga (2024). Connected education internet measurement system – giga. Accessado em 26 de junho de 2024.

Irlanda (2023a). Annual report financial statements: 2022. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.

Irlanda (2023b). National broadband plan state aid reporting: Third year update 2022-23. Disponível em [link]. Acessado em 20 de junho de 2024.

ITU, U. N. (2021). Achieving universal and meaningful digital connectivity setting a baseline and targets for 2030.

Itália (2024). Piano scuole connesse. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.

Melo Neto, J. A. d. e Oliveira, S. S. B. d. (2023). Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no amazonas. Revista Brasileira de Educação, 27:e270084.

Ministério das Comunicações (MCOM) (2021). Portaria MCOM nº 2.460, de 23 de abril de 2021. Disponível em [link]. Acessado em 03 de abril de 2024.

Nery, D. C. (2022). Análise comparativa das políticas públicas de conexão à internet em alta velocidade. Disponível em [link]. Acessado em 18 de junho de 2024.

Sepúlveda, A. (2021). A transformação digital da educação: conectar as escolas, empoderar os alunos. TIC Educação 2020.

Souza, R. A. e Silva, M. S. P. d. (2023). Política de inovação educação conectada: Universalização do acesso à internet e uso pedagógico de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 18(00):e023060.
Publicado
04/11/2024
CRUZ, Antonia Raiane S. A.; PINHEIRO, Everson N.; SOUSA, Saulo G. de; RODRIGUES, Emanuel B.; ANDRADE, Rossana Maria C.; MACEDO, José Antonio F. de. Conectividade na Educação do Brasil: Estratégias Nacionais e Internacionais para Melhorar a Infraestrutura de Internet das Escolas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 404-417. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242617.