Codefólio: Construção de Portfólios e Compartilhamento de Conhecimentos através da Extensão Universitária

  • Estefano Soares Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Camilla Quincozes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) https://orcid.org/0009-0004-7398-3551
  • Felipe Dresch Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Felipe Scherer Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Nicolas Naves Rezende Faria Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Silvio E. Quincozes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Williamson Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) https://orcid.org/0000-0003-1849-2675

Resumo


Este trabalho apresenta o Codefólio, um projeto de extensão desenvolvido para incentivar estudantes de graduação a demonstrarem suas habilidades e conhecimentos. O Codefólio é composto por três iniciativas: a platforma Codefólio, para estudantes compartilharem seus projetos; tutoria, para estudantes experientes oferecerem tutoria aos novos ingressantes; e workshops, para promover a troca de conhecimentos entre estudantes e membros da comunidade externa. Como resultado, notou-se o engajamento dos estudantes nas atividades, mostrando os impactos positivos do projeto para com os alunos. Houve também um reconhecimento da comunidade externa dos conhecimentos e habilidades compartilhados durante as atividades.

Palavras-chave: Codefólio, projeto de extensão, comunidade externa

Referências

Andrade, D. L. A. (2023). Análise da evasão nos cursos da ufersa câmpus pau dos ferros: um estudo de tendências e causas.

Berssanette, J. H. and de Francisco, A. C. (2021). Active learning in the context of the teaching/learning of computer programming: A systematic review. Journal of Information Technology Education. Research, 20:201.

Bishop, J. and Verleger, M. A. (2013). The flipped classroom: A survey of the research. In 2013 ASEE annual conference & exposition, pages 23–1200.

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161.

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2024). Active learning methodologies for teaching programming in undergraduate courses: A systematic mapping study. Informatics in Education, 23(2):279–322.

CNN Brasil (2023). 55,5% dos alunos desistem antes de completar ensino superior, aponta relatório. Accessed: 2024-06-27.

Damiani, M. F. (2008). Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, pages 213–230.

de Oliveira Lima, L. A., de Oliveira Lima, M. A., de Lima Antunes, E., de Alencar Silva, L. M., Costa, L. E. G., de Jesus, H. S., Santiago, M. C. B., Gomes, V. R. B., Ferreira, J. S., de Souza, L. L., et al. (2024). Programa de educação tutorial (pet) e as contribuições para o desenvolvimento das soft skills de alunos universitários: Um estudo com os discentes do pet conexões de saberes do itr/ufrrj. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(6):3698–3710.

Duminelli, M. V., Redivo, T. S., Bardini, C., and Yamaguchi, C. K. (2019). Metodologias ativas e a inovação na aprendizagem no ensino superior. Brazilian Journal of Development, 5(5):3965–3980.

Garcia, F. W. D. S., Carvalho, E. D. C., and Oliveira, S. R. B. (2021). Use of active methodologies for the development of a teaching plan for the algorithms subject. In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Hassan, N. F. and Puteh, S. (2017). A survey of technology enabled active learning in teaching and learning practices to enhance the quality of engineering students. Advanced Science Letters, 23(2):1104–1108.

Jurgina, L. Q., da Rosa Júnior, L. S., and Torchelsen, R. P. (2023). Bora programar. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 199–209. SBC.

Karnopp, A. G., Lanzarini, J. N., Sebastiany, G. D., Côrrea, C. P., et al. (2023). Curricularização da extensão: relatos das práticas 2023/1.

Melo, A. M., de Mello, A. V., Kreutz, D., and Bernardino, M. (2023). Curricularização da extensão universitária em cursos de computação: experiências e possibilidades. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 289–299. SBC.

Nascimento, D. M. C., Hernandez-Domínguez, A., and Schiel, U. (2002). Portfolio-tutor: Um tutor acoplado a um portfolio eletrônico no contexto da educação a distância. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 125–135.

Phillips, J. M. (2005). Strategies for active learning in online continuing education. The Journal of Continuing Education in Nursing, 36(2):77–83.

Pinto, F. d. S. (2019). Edugamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem–estudos de caso em engenharia de software.

Sobral, S. R. (2021). Project based learning with peer assessment in an introductory programming course.
Publicado
04/11/2024
SOARES, Estefano; QUINCOZES, Camilla; DRESCH, Felipe; SCHERER, Felipe; FARIA, Nicolas Naves Rezende; QUINCOZES, Silvio E.; SILVA, Williamson. Codefólio: Construção de Portfólios e Compartilhamento de Conhecimentos através da Extensão Universitária. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2519-2530. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242670.