Desenvolvimento de um Jogo Sério com Realidade Virtual para Ensino de Frações para Alunos com TDAH

  • Fernando C. C. Alves Júnior Universidade Federal do Pará
  • Heleno Fülber Universidade Federal do Pará
  • Bruno Merlin Universidade Federal do Pará

Resumo


O ensino e aprendizagem de matemática para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser um desafio para professores e alunos devido às necessidades de adaptação das estratégias didáticas e escassez de ferramentas com esta finalidade. Este trabalho apresenta os passos já concluídos de uma pesquisa-ação para levantamento e atendimento das necessidades de professores de matemática e seus alunos com TDAH onde se considerou a intervenção metodológica por meio de um jogo sério para ensino do conteúdo de frações para o 6º e 7º anos no ensino fundamental, utilizando um ambiente imersivo em realidade virtual para dispositivos móveis.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Matemática, Frações, Realidade Virtual, TDAH

Referências

Abrahão, A. L. B et al. (2020). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), inclusão educacional e Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E): uma revisão integrativa. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 20(2),1025-1032. Disponível em: [link]. Acesso em 25 nov 2023.

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Alves Júnior, Fernando; Fülber, Heleno; Merlin, Bruno. Tecnologias Utilizadas no Ensino de Matemática para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 114-126. DOI: 10.5753/wetie.2023.236189. Acesso em 23 jan 2024

Ananias, Izabela C. C. Transformando Frações em Números: uma experiência no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 105. 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.

Andrade, Paula; Vasconcelos, Márcio; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Residência Pediátrica, Niterói, 8(supl. 1):64-71, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 23 nov 2023.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 13.146/2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Barboza Júnior, José R. Plataforma Digital Acessível para o Ensino de Frações. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, p. 83. 2022. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.

Barkley. R. TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. (Trad. Luiz Reyes Gil). Belo Horizonte. Ed. Autêntica 2021.

Castro, Francine L. O Ensino de Frações para Crianças em Vulnerabilidade. Dissertação. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p. 110. 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023.

Guardiola, A. Transtorno de atenção: aspectos neurobiológicos. In: Rotta, NT.: Ohlweiler, L. Riesgo, R.S. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre. Artmed, 2016.

Martinho, Gesiel A. O Ensino de Equivalência de Frações para Compreensão das Operações de Adição e Subtração. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 277. 2020. Disponível em [link]. Acesso em: 23 nov. 2023.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, Margarette M, et al. Avaliação de um Programa de Habilidades Sociais Educativas para mães de crianças com TDAH. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. Disponível em: [link] 81452013000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 25 nov 2023.

Rodriguez, Juliana; Ranalli, Nadia; D’Almeida, Lara; Teixeira, Maria. O uso da tecnologia para intervenções em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). In: Corrêa, Ana Grasielle; Rodrigues, Bruno; Amato, Cibelle; Martins, Valéria (org.). Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. São Paulo: Memnon, 2021. p. 51-63. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 nov. 2023.

Rohde, L. A. et al. Princípios e práticas em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Artes Médicas, 2003.

Souza, Rosane N. G. Abordagem De Frações Equivalentes: uma experiência no 6º Ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 259. 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 22 nov. 2023

Trentin, Marco Antônio Sandini; Boszko, Leandro. Ensinando frações com jogos digitais organizados sob a teoria dos registros de representação semiótica. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22220, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 nov. 2023
Publicado
04/11/2024
ALVES JÚNIOR, Fernando C. C.; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Desenvolvimento de um Jogo Sério com Realidade Virtual para Ensino de Frações para Alunos com TDAH. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2683-2692. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244532.