O Sólido de Arquimedes e a Copa do Mundo: Um Relato de Experiência Envolvendo Atividades Plugadas e Desplugadas
Resumo
Este trabalho relata a experiência da construção de um sólido de Arquimedes, o Icosaedro Truncado, com 382 estudantes de Ensino Médio e Fundamental, por meio de um projeto de extensão com atividades plugadas e desplugadas que visam contribuir para o aprendizado dos estudantes. A temática foi bem recebida pelos alunos, especialmente por ser realizada na época da Copa do Mundo de 2022, sendo a produção da bola da copa uma forte motivação para a adesão dos estudantes. O sucesso das atividades se deu com até 96,8% dos participantes conseguindo construir a bola da copa, de forma concreta, mostrando que ludicidade e criatividade, aliadas ao conteúdo de Geometria e ao interesse das turmas, podem enriquecer o aprendizado.
Referências
Bona, A. S. (2012). Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jun. 2024.
Bona, A. S. (2021). (Des)Pluga: o Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas e a uma Metodologia Inovadora. Aline Silva De Bona (Organizadora). São Paulo: Pragmatha, 2021. 374 p. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2024.
Bona, A. S. e Cazzarotto S. (2021). Práticas cooperativas que favorecem a permanência, o êxito e o pertencer no ambiente escolar. Permanência e Êxito no IFRS - Reflexões e Práticas. 1.ed., São Paulo, SP. Pimenta Cultural, 2021. pág. 577-597. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jun. 2024.
Freitas, P. B. O. (2020). Sólidos Arquimedianos: Uma abordagem construtiva e investigativa em oficina presencial e uma exploração de classes de sólidos via software Poly em oficina remota com uma proposta de uso no Ensino Médio. Em: Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Matemática e Estatística (IME) - Programa de Mestrado Prossional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Goiás/GO, Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jun. 2024.
Meneghetti, R. C. G. e da Silva, F. M. (2019). Matemática e o Pensamento Computacional: Uma Análise na Pesquisa Brasileira. Em: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Cuiabá/MT, Brasil. 14-17 jul. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jun. 2024.
Mohr, A. R. da R. e Britto, S. L. M. (2016). Sólidos arquimedianos: um estudo sobre truncaduras e suas construções no Ensino Médio. Em: Universo Acadêmico, Taquara, v. 9, n. 1, jan./dez. 2016, pág. 231-254. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
Mohr, A. R. da R. e Britto, S. L. M. (2014). Sólidos Arquimedianos: Um Estudo sobre Truncatura. Em: XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil. 13-16 nov. 2014, pág. 639 - 646. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2024.
Pereira, V. J. e Henno, J. H. (2017). O Pensamento Algorítmico Associado ao Origami no Contexto de um Laboratório de Fabricação Digital. SIGraDi 2017, XXI Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital 22 a 24 de novembro de 2017 – Concepción, Chile. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 jun. 2023.
Ticon, S. C. S., Mól, A. C. A., Legecy, A. P. (2022). Atividades plugadas e desplugadas na educação infantil no desenvolvimento do pensamento computacional. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-21, e21751, jan./abr. 2022. Disponível em: DOI: 10.5585/40.2022.21751. Acesso em: 25 jun. 2024.
Wing, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM. New York, v.49, n.3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2024.