Estimando Habilidades de Pensamento Computacional em Ingressantes de Cursos de Computação
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir habilidades de Pensamento Computacional em estudantes ingressantes dos cursos de Computação, antes de iniciarem a disciplina introdutória de programação. Comparamos grupos de estudantes que autodeclararam ter ou não ter conhecimentos prévios em programação. Delineamos um quasi-experimento para estimar habilidades de algoritmo e reconhecimento de padrões nesses grupos. Como resultado, é possível observar que, comparando estatisticamente os grupos, podemos considerar uma diferença nas médias de acertos entre estudantes que não têm conhecimento em programação e estudantes que têm conhecimento de duas ou mais linguagens de programação.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Avaliação de Habilidades, Estudantes Ingressantes de Computação
Referências
Aranha, Eduardo; Reis, Thiago. (2020). Delineamentos Experimentais em Informática na Educação. In: Jaques, Patrícia Augustin; Siqueira; Sean; Bittencourt, Ig; Pimentel, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
Boucinha, R. M. (2017). Aprendizagem do Pensamento Computacional e Desenvolvimento do Raciocínio. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Brackmann, C. P., Casali, A., Barone, D. A. C., & Hernández, S. (2016). Pensamento computacional: Panorama nas américas. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, 2016, 197.
Bubica, N., Boljat, I. (2021). Assessment of Computational Thinking – A Croatian Evidence-Centered Design Model. Informatics in Education.
de Melo, N. M. T., Campos, L. S., & de Araujo, E. C. (2023). Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1465-1476). SBC.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard,J. (2015). Computational thinking: A guide for teachers. Google Scholar.
Grover, S. (2017). Assessing Algorithmic and Computational Thinking in K-12: Lessons from a Middle School Classroom.
Karalar, H. and Alpaslan, M. M. (2021). Assessment of Eighth Grade Students' Domain-General Computational Thinking Skills. In International Journal of Computer Science Education in Schools, August 2021, Vol.5, No.1.
Mélo, Á. M., Ferreira, S. D. N., Oliveira, A. L. S., & Andrade, W. L. (2023). Avaliação do Pensamento Computacional em Graduandos de Cursos de Computação: uma Disciplina de Programação faz Diferença?. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 47-57).
Nascimento, E. S. O., & de Castro, M. F. (2023). Estratégias de aprendizagem colaborativa aplicadas no ensino e avaliação do pensamento computacional: uma revisão sistemática. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1591-1604.
Oliveira, C. M., & Pereira, R. (2023). Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 300-309). SBC.
Palts, T. and Pedaste, M. (2019) Tasks for Assessing Computational Thinking Skills at Secondary School Level. In Innovative Technologies and Learning (pp.216-226).
Silva, E. L. O., e Falcão, T. P. (2020) O Pensamento Computacional no Ensino Superior e seu Impacto na Aprendizagem de Programação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação. SBC. (WEI, 2020).
Silva, I. S. F., Júnior, J. D. A. e Falcão, T. P. (2022). Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro. Em Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP, 2022).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Boucinha, R. M. (2017). Aprendizagem do Pensamento Computacional e Desenvolvimento do Raciocínio. Tese. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Brackmann, C. P., Casali, A., Barone, D. A. C., & Hernández, S. (2016). Pensamento computacional: Panorama nas américas. XVIII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, 2016, 197.
Bubica, N., Boljat, I. (2021). Assessment of Computational Thinking – A Croatian Evidence-Centered Design Model. Informatics in Education.
de Melo, N. M. T., Campos, L. S., & de Araujo, E. C. (2023). Uma visão sobre Pensamento Computacional no Ensino Superior do Brasil: características e desafios. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1465-1476). SBC.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard,J. (2015). Computational thinking: A guide for teachers. Google Scholar.
Grover, S. (2017). Assessing Algorithmic and Computational Thinking in K-12: Lessons from a Middle School Classroom.
Karalar, H. and Alpaslan, M. M. (2021). Assessment of Eighth Grade Students' Domain-General Computational Thinking Skills. In International Journal of Computer Science Education in Schools, August 2021, Vol.5, No.1.
Mélo, Á. M., Ferreira, S. D. N., Oliveira, A. L. S., & Andrade, W. L. (2023). Avaliação do Pensamento Computacional em Graduandos de Cursos de Computação: uma Disciplina de Programação faz Diferença?. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 47-57).
Nascimento, E. S. O., & de Castro, M. F. (2023). Estratégias de aprendizagem colaborativa aplicadas no ensino e avaliação do pensamento computacional: uma revisão sistemática. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1591-1604.
Oliveira, C. M., & Pereira, R. (2023). Coleta de Evidências do Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Superior em Computação: um artefato de apoio. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 300-309). SBC.
Palts, T. and Pedaste, M. (2019) Tasks for Assessing Computational Thinking Skills at Secondary School Level. In Innovative Technologies and Learning (pp.216-226).
Silva, E. L. O., e Falcão, T. P. (2020) O Pensamento Computacional no Ensino Superior e seu Impacto na Aprendizagem de Programação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação. SBC. (WEI, 2020).
Silva, I. S. F., Júnior, J. D. A. e Falcão, T. P. (2022). Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro. Em Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP, 2022).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
NASCIMENTO, Ana Karina Carvalho do; SOARES, Victor Manoel Augusto; OLIVEIRA, Ana Liz Souto; ANDRADE, Wilkerson L..
Estimando Habilidades de Pensamento Computacional em Ingressantes de Cursos de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2287-2300.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242356.