A Comunicação Aumentativa e Alternativa de Alta Tecnologia no contexto educacional de crianças com TEA: uma revisão da literatura
Resumo
O objetivo principal deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura, mais especificamente dos artigos publicados entre 2019 e 2024, que abordam o tema da Comunicação Aumentativa e Alternativa com alta tecnologia aplicada à comunicação de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Embora ainda haja uma lacuna significativa de pesquisas nessa área no contexto brasileiro, os resultados obtidos a partir da análise dos artigos selecionados sugerem que o uso dessas ferramentas pode trazer benefícios significativos para a comunicação de crianças com TEA. No entanto, destaca-se a necessidade de mais estudos aprofundados sobre o tema, avaliando intervenções e métodos com usuários, além de impactos e desafios dessas tecnologias.
Referências
Brasil (2022a). TEA: saiba o que é o transtorno do espectro autista e como o sus tem dado assistência a pacientes e familiares. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 ago. 2024.
Brasil (2022b). Transtorno do espectro autista – TEA (autismo). Disponível em: [link]. Acesso em: 05 ago. 2024.
Callegari, M. J., Tonelli, E., Barbosa, G. C., Amorim, F. V. L., and Santos, S. S. (2024). Tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): Uma revisão sistemática da literatura. Revista@ mbienteeducação, pages e023021–e023021. DOI: 10.26843/ae.v17i00.1349.
Carniel, A., Berkenbrock, C. D. M., and da Silva Hounsell, M. (2017). Um mapeamento sistemático sobre o uso da comunicação aumentativa alternativa apoiada por recursos tecnológicos. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 9(2):84–98. DOI: 10.5335/rbca.v9i2.6500.
Cordeiro, M. D. and Souza, M. D. d. (2020). Tecnologia assistiva no contexto escolar: Um sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo / assistive technology in the school context: An alternative communication system for autism letters. Brazilian Journal of Development, 6(9):70743–70769.
De-la Torre-Ugarte-Guanilo, M. C., Takahashi, R. F., and Bertolozzi, M. R. (2011). Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(5):1260–1266.
Falcão, T., Machado, K., Pereira, C., Rodrigues, P., Furtado, A., and Nascimento, A. (2023). Eu também quero brincar! ia gerativa integrada à comunicação alternativa para inclusão de crianças neurodivergentes em contextos lúdicos. In Anais do II Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC, pages 32–37, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Gobbo, M. R. M., de Barbosa, C. R. S. C., Morandini, M., and Mafort, F. (2019). Aplicativo para ganho de vocabulário e auxílio na alfabetização destinado às crianças com transtorno do espectro autista. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019).
Jaques, P., Pimentel, M., and ande Ig Bitencourt, S. S. (2020). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020.
Montenegro, A. C. d. A., Leite, G. A., Franco, N. d. M., Santos, D. d., Pereira, J. E. A., and Xavier, I. A. d. L. N. (2021). Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiol., Commun. Res. DOI: 10.1590/2317-6431-2020-2442.
Moreschi, C. L. and Almeida, M. A. (2012). A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas. Rev. Bras. Ed. Esp, 18(4):661–676. DOI: 10.1590/S1413-65382012000400009.
Nunes, D. R. d. P., Barbosa, J. P. d. S., and Nunes, L. R. d. P. (2021). Comunicação alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 27:e0212.
Paula, M. C. B. L. d. (2019). Comunicação alternativa e ampliada na sala de aula: dialogando com estudantes com TEA. In Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ribas, S. G. and Gomes, G. R. R. (2020). Capacitação de professores para utilização de tecnologia assistiva através do software scala: um estudo de caso. Research, Society and Development, 9(2).
Santos, M. A. d. S. and Lima, R. A. S. C. (2023). O uso da comunicação aumentativa e alternativa (caa) no contexto educacional para estudantes com tea: Uma revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do título de Pedagoga. Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação.
Santos, S. M. A. V., Boechat, G. P. F., and Carmo, J. P. G. d. (2024). Estratégias de comunicação alternativa e aumentativa para crianças autistas. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(5):e4795.
Schirmer, C. R. (2020). Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicaÇÃo e transtorno do espectroautista. ETD-Educação Temática Digital, 22(1).
Silva, F. d. P., Cordeiro, S. P. R. L., and Milagre, S. T. (2020). Bela tagarela: AplicaÇÃo mÓvel para comunicaÇÃoaumentativa e alternativa. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 9(2).
Silva, J. F., Sganzerla, M. A. R., and Geller, M. (2021). Papagaio amigo – aplicativo vocalizador com atividades para tea. Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(2):181–190.