Análise da Participação Feminina nos Cursos da Área de Computação: Um Olhar Sobre os Projetos do Programa Meninas Digitais
Resumo
A participação feminina e a evasão nos cursos de graduação em TIC são desafios globais. Este artigo investiga a presença de mulheres em cursos desta área em universidades públicas brasileiras, analisando as ações dos projetos do programa Meninas Digitais. Utilizando dados do INEP, entrevistas com professoras e questionários com estudantes, a pesquisa revela que os projetos Meninas Digitais têm um impacto positivo na retenção e participação das mulheres. Os resultados mostram que a maioria das participantes se beneficia do apoio e oportunidades proporcionadas pelos projetos, melhorando seu desempenho acadêmico e desenvolvimento pessoal e entre outros benefícios.
Palavras-chave:
Participação feminina, Retenção, Programa Meninas Digitais, Cursos de TIC
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANTOS, Maria Teresa Silva; GASPARINI, Isabela; FRIGO, Luciana Bolan.
Análise da Participação Feminina nos Cursos da Área de Computação: Um Olhar Sobre os Projetos do Programa Meninas Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2259-2272.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242345.