Fatores que Influenciam a Participação Feminina em Competições de Programação

Resumo


As competições de programação são essenciais para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e trabalho em equipe. No entanto, a participação feminina nessas competições continua significativamente menor do que a masculina, refletindo barreiras persistentes enfrentadas por mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Este estudo combina métodos qualitativos, por meio de entrevistas, e métodos quantitativos, por meio de questionários, para identificar os principais fatores que desestimulam a representação feminina. Foi constatado que fatores como rotinas intensas, falta de treinamento e desconhecimento sobre o formato das competições são barreiras à participação feminina nesses eventos.

Palavras-chave: Competição de programação, Participação feminina, Desigualdade de gênero

Referências

Almeida, T. and Gheyi, R. (2024). Fatores que Influenciam a Participação Feminina em Competições de Programação (artefatos). Disponíıvel em: [link].

BNCC (2024). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link].

Elas (2024). Elas Computação 2024. Disponível em: [link].

Fisher, A. and Margolis, J. (2003). Unlocking the clubhouse: Women in Computing. In Proceedings of the 34th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, page 23, Reno.

Fisher, M. and Cox, A. (2006). Gender and programming contests: Mitigating Exclusionary Practices. Informatics in Education, 5(1):47–62.

Irion, C., Theodoro, L. C., de Oliveira Silva, F., and de Souza Pereira, J. H. (2023). Where are the marathon Girls?: An Analysis of Female Representation in the Brazilian ICPC Programming Marathons. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 263–271. SBC.

Maratona Feminina (2024). II Maratona Feminina de Programação da UFCG. Disponível em: [link]

MFP (2024). Maratona Feminina de Programação (MFP). Disponível em: [link].

OBI (2024). Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Disponível em: [link].

OpenAI (2024). Disponível em: [link].

OPI (2024). Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). Disponível em: [link].

SBC (2024). Maratona de Programação da SBC. Disponível em: [link].

Vitorino, M., Silva, H., Sampaio, L., and Gheyi, R. (2018). Perfil dos premiados em Olimpíadas de Informática e sua influência sobre a educação em computação. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 228–237.

Voogt, J., Erstad, O., Dede, C., and Mishra, P. (2013). Challenges to learning and schooling in the digital networked world of the 21st century. Journal of Computer Assisted Learning, 29(5):403–413.

Witherspoon, E. B., Schunn, C. D., Higashi, R. M., and Baehr, E. C. (2016). Gender, interest, and prior experience shape opportunities to learn programming in robotics competitions. International Journal of STEM Education, 3:1–12

Zoom (2024). Zoom. Disponível em: [link].
Publicado
04/11/2024
ALMEIDA, Thaís; GHEYI, Rohit. Fatores que Influenciam a Participação Feminina em Competições de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3201-3210. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244672.