Enriquecendo a Educação com Tecnologias Digitais: Desenvolvimento de Ações Extensionistas para Estudantes do Ensino Médio do Interior do Ceará
Resumo
O ensino prático focado em tópicos atuais do mercado é uma lacuna no ensino superior e médio a qual agentes da extensão universitária, como o LearningLab, tentam suprir por meio da difusão do conhecimento além dos muros universitários. Este estudo expõe o planejamento, execução e resultados dos minicursos de extensão realizados pelo LearningLab em escolas do ensino médio regular e profissionalizante em uma cidade no interior do Ceará, focados na inclusão e capacitação digital dos alunos. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, expondo que 80% dos alunos se sentiram satisfeitos com a metodologia prática. Além disso, a maioria afirmou que gostou do conteúdo e que aprenderam novos conceitos.
Palavras-chave:
Extensão, Tecnologias Digitais, Ensino Médio
Referências
Bispo, J. E. Raabe, A. Matos, E. Maschio, E. Barbosa, E. Carvalho, L. Bittencourt, R. Duran, R. and Falcão, T. (2020) “Tecnologias na educação em computação: Primeiros referenciais”. In: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 28, (pp. 509–527).
Corbin, J. and Strauss, A. (2007) “Basics of Qualitative Research: Techniques And Procedures for Developing Grounded Theory”. In: Sage Publications.
Chaves, R. A., Teixeira, R. F., da Silva, Z. C. and Vieira, A. D. S. (2023). “Letramento Digital como Ação Extensionista de uma Universidade Federal na Amazônia”. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (pp. 930-939). SBC.
De Carvalho, C. R., Lopes, R. E., De Sousa, F. W. M. and Oliveira, E. N. (2021). “Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem”. In: Revista Gestão & Saúde, (pp. 108-118).
Da Silva, W. P. (2020). “Extensão universitária: um conceito em construção”. In: Revista Extensão & Sociedade.
De Moraes Freire, Silene (2011). “DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE”. In: Revista Conexão UEPG, vol. 7, núm. 1, (pp. 8-15)
Franco, M. E. and Franco, P. F. (2023) “Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS”, In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 1-8). SBC.
Malmi, L., Sheard J., Simon, Bednarik, R., Helminen, J., Kinnunen, P., Korhonen, A., Myller, N., Sorva, J. and Taherkhani, A. (2014). “Theoretical underpinnings of computing education research: What is the evidence?”. In: Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research (pp. 27-34).
Malmi, L., Sheard, J., Kinnunen, P. Sinclair, S and Sinclair, J. (2019). “Computing Education Theories: What Are They and How Are They Used?”. In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (Toronto ON, Canada) (ICER ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 187–197.
Melo, A., De Mello, A., Kreutz, D. and Bernardino, M. (2023). “Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades”. In: Simpósio Brasileiro De Educação Em Computação (EDUCOMP), 3. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. (pp. 289-299).
Rocha, M., Chaaban, P., Silva, J., Lima, I., Alves, A., and Rabelo, J. (2023). “Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação”. In: Anais do XXXI Workshop sobre educação em Computação, (pp. 133-144). Porto Alegre: SBC.
Corbin, J. and Strauss, A. (2007) “Basics of Qualitative Research: Techniques And Procedures for Developing Grounded Theory”. In: Sage Publications.
Chaves, R. A., Teixeira, R. F., da Silva, Z. C. and Vieira, A. D. S. (2023). “Letramento Digital como Ação Extensionista de uma Universidade Federal na Amazônia”. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (pp. 930-939). SBC.
De Carvalho, C. R., Lopes, R. E., De Sousa, F. W. M. and Oliveira, E. N. (2021). “Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem”. In: Revista Gestão & Saúde, (pp. 108-118).
Da Silva, W. P. (2020). “Extensão universitária: um conceito em construção”. In: Revista Extensão & Sociedade.
De Moraes Freire, Silene (2011). “DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE”. In: Revista Conexão UEPG, vol. 7, núm. 1, (pp. 8-15)
Franco, M. E. and Franco, P. F. (2023) “Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS”, In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 1-8). SBC.
Malmi, L., Sheard J., Simon, Bednarik, R., Helminen, J., Kinnunen, P., Korhonen, A., Myller, N., Sorva, J. and Taherkhani, A. (2014). “Theoretical underpinnings of computing education research: What is the evidence?”. In: Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research (pp. 27-34).
Malmi, L., Sheard, J., Kinnunen, P. Sinclair, S and Sinclair, J. (2019). “Computing Education Theories: What Are They and How Are They Used?”. In: Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (Toronto ON, Canada) (ICER ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 187–197.
Melo, A., De Mello, A., Kreutz, D. and Bernardino, M. (2023). “Curricularização da Extensão Universitária em Cursos de Computação: experiências e possibilidades”. In: Simpósio Brasileiro De Educação Em Computação (EDUCOMP), 3. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. (pp. 289-299).
Rocha, M., Chaaban, P., Silva, J., Lima, I., Alves, A., and Rabelo, J. (2023). “Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação”. In: Anais do XXXI Workshop sobre educação em Computação, (pp. 133-144). Porto Alegre: SBC.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
CHAABAN, Pedro C.; GONÇALVES, Eriky Ryan; LIMA, Israely; RABELO, Jacilane de H..
Enriquecendo a Educação com Tecnologias Digitais: Desenvolvimento de Ações Extensionistas para Estudantes do Ensino Médio do Interior do Ceará. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2444-2455.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242549.