Análise e propostas de acessibilidade em plataformas educacionais para estudantes com TDAH

Resumo


A educação inclusiva no Brasil busca integrar alunos com necessidades especiais nas escolas. Tecnologias digitais têm se mostrado eficazes para apoiar estudantes com TDAH, que enfrentam desafios como desatenção, desorganização, impulsividade e hiperatividade. Este estudo investiga a acessibilidade em plataformas educacionais para esses estudantes, identificando lacunas nas ferramentas existentes e propondo melhorias. A pesquisa inclui um estudo de caso em uma escola inclusiva e uma revisão da literatura sobre acessibilidade para TDAH. Os resultados destacam a necessidade de novas ferramentas adaptadas e visam, futuramente, a criação de uma plataforma educacional verdadeiramente acessível a esses alunos.

Palavras-chave: TDAH, Educação, Acessibilidade, Plataformas educacionais, Educação inclusiva

Referências

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). American Psychiatric Publishing, Arlington, VA, 5th edition.

Barbosa Abrahão, A. L., dos Santos Elias, L. C., Zerbini, T., and Garcia D’ Ávila, K. M. (2020). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah), inclusão educacional e treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (td&e): uma revisão integrativa. Revista Psicologia. Organizações e Trabalho, 20(2).

Brasil (2008). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Disponível em: [link].

ampos, B., Duarte, J. C., Gomes, G., Marques, L. C., Gadelha, B., and Conte, T. (2023). A problem analysis in game-based student response system from ux elements perspective. In ICEIS (2), pages 328–335

Carolei, P., Malheiro, C. A. L., and Carneiro, L. L. (2020). Framework de acessibilidade: construção de um protótipo para projetos de design educacional inclusivos na educação a distância. InFor, 6(2):196–224.

Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and proce-dures for developing grounded theory. Sage publications.

e Oliveira, I. C. F., Vasconcelos, F. H. L., and de Barros Filho, E. M. (2023). Tecnologias para o desenvolvimento de competências sob a perspectiva da educação inclusiva no brasil: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Docentes, 8(21):19–29

Duarte, J. C., Damian, A. L., and Conte, T. (2022). What do students prefer-use cases, user story or design thinking techniques? In Proceedings of the XXI Brazilian Symposium on Software Quality, pages 1–10.

Medeiros, J. R. and de Andrade, I. C. F. (2021). Atendimento do estudante diagnosticado com tdah e o processo de ensino aprendizagem. Revista GepesVida, 7(16)

Moura, K. S. d. (2022). Renovação de marca a luz do design inclusivo: reflexões sobre o rebranding do google workspace. B.S. thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Polanczyk, G., De Lima, M. S., Horta, B. L., Biederman, J., and Rohde, L. A. (2007). The worldwide prevalence of adhd: a systematic review and metaregression analysis. American journal of psychiatry, 164(6):942–948.

Queiroz, R. B. et al. (2022). A utilização de tecnologias assistivas para auxiliar o aprendizado escolar em crianças autistas.

SILVA, E. F. E. and ELIAS, L. C. D. S. (2022). Inclusão de alunos com deficiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras. Educação em revista, 38:e26627.

Silva, N. d. A. (2022). Ferramentas de ensino para auxílio da aprendizagem de crianças com tdah: uma revisão da literatura. Revista RDP.

Souza, G. H. F. d. (2023). Acessix: um checklist de conformidade de acessibilidade para profissionais de ux/ui design. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design)-Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

UNESCO (1994). Declaração de salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Disponível em: [link].
Publicado
04/11/2024
VENÂNCIO, Cássia; DUARTE, Jose Carlos; PIRES, Fernanda. Análise e propostas de acessibilidade em plataformas educacionais para estudantes com TDAH. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2940-2948. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244939.