Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para Matemática: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que tem como objetivo identificar a existência de estudos que utilizam Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada e inicial de docentes das licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Para isso foi utilizada a estratégia PICOC e a formulação de cinco questões de pesquisa relacionadas ao contexto da RSL. A RSL foi baseada no protocolo proposto por Kitchenham e na metodologia PRISMA, partindo de um total de 1040 artigos encontrados nas bases. Os resultados apontam que existe uma lacuna de estudos que evidenciam formação continuada e inicial de professores de matemática incorporando OAs e REAs.
Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, Formação Inicial, Matemática, Inovação
Referências
Aparecida Cavichioli Laurmann, R.; Maria Mallmann, E.; Malu da Rosa, C.; De Jesus Moreira Junior, F. REA: Educação para o Futuro: fomentando a inovação no design pedagógico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 567–576, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99542. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jan. 2024.
Coura, Laura; Delabrida, Saul; Fortes, Reinaldo; Ilídio, Rone; Oliveira, Sérgio de; Castro, Jadson. Qualificação de Professores do Ensino Básico com Jogos: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 825-837. DOI: 10.5753/sbie.2023.234978.
Dermeval, Diego; Coelho, Jorge AP de M.; Bittencourt, Ig Ibert. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
Kitchenham, B. Procedures for performing systematic reviews. Technical report. Kelle (UK): Keele University/NICTA, 2004.
Lavor, Otávio Paulino; Martins, Kaliane Morais de Lucena. Potencializando o ensino de Matemática através de objetos de aprendizagem. e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 173-186, 2020.
Lo, C.-K.; Tlili, A.; Huang, X. The Use of Open Educational Resources during the COVID-19 Pandemic: A Qualitative Study of Primary School Mathematics Teachers in Hong Kong. Educ. Sci. 2022, 12, 744. DOI: 10.3390/educsci12110744.
Oliveira, G. P. O uso da história da Matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 126–138, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2860. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jan. 2024.
Ovchinnikova, Marina V. et al. A aplicação de recursos educacionais abertos como ferramenta e objeto de estudo na formação profissional de professor de matemática. In: Anais do Workshop CEUR . 2021. pág. 224-233.
Rolando, L. G. R.; Luz, M. R. M, P. da; Salvador, D. F. O conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo no contexto lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.23, n.3, p.174-190, 2015.
Sá-Filho, Clóvis Soares; Machado, Elian de Castro. O computador como agente transformador da educação e o papel do Objeto de Aprendizagem, 2003. Disponível em [link] Acesso em 19. Abr. 2018.
Sampaio, Cyntia Layane Gusmão Souza; Silva, Claudio Nei Nascimento da. A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10314, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10314. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 jan. 2024.
Zangalli , I. .; Mendes, A. A. P. . Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América . EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i2.958. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jan. 2024.
Wiley, David. A. (2000). Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: a Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. Utah: Utah State University.
Coura, Laura; Delabrida, Saul; Fortes, Reinaldo; Ilídio, Rone; Oliveira, Sérgio de; Castro, Jadson. Qualificação de Professores do Ensino Básico com Jogos: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 825-837. DOI: 10.5753/sbie.2023.234978.
Dermeval, Diego; Coelho, Jorge AP de M.; Bittencourt, Ig Ibert. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
Kitchenham, B. Procedures for performing systematic reviews. Technical report. Kelle (UK): Keele University/NICTA, 2004.
Lavor, Otávio Paulino; Martins, Kaliane Morais de Lucena. Potencializando o ensino de Matemática através de objetos de aprendizagem. e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 173-186, 2020.
Lo, C.-K.; Tlili, A.; Huang, X. The Use of Open Educational Resources during the COVID-19 Pandemic: A Qualitative Study of Primary School Mathematics Teachers in Hong Kong. Educ. Sci. 2022, 12, 744. DOI: 10.3390/educsci12110744.
Oliveira, G. P. O uso da história da Matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 126–138, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2860. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jan. 2024.
Ovchinnikova, Marina V. et al. A aplicação de recursos educacionais abertos como ferramenta e objeto de estudo na formação profissional de professor de matemática. In: Anais do Workshop CEUR . 2021. pág. 224-233.
Rolando, L. G. R.; Luz, M. R. M, P. da; Salvador, D. F. O conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo no contexto lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.23, n.3, p.174-190, 2015.
Sá-Filho, Clóvis Soares; Machado, Elian de Castro. O computador como agente transformador da educação e o papel do Objeto de Aprendizagem, 2003. Disponível em [link] Acesso em 19. Abr. 2018.
Sampaio, Cyntia Layane Gusmão Souza; Silva, Claudio Nei Nascimento da. A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10314, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10314. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 jan. 2024.
Zangalli , I. .; Mendes, A. A. P. . Recursos Educacionais Abertos no Ensino Fundamental Anos Iniciais: um Estudo entre Professores do Brasil e Estados Unidos da América . EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i2.958. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jan. 2024.
Wiley, David. A. (2000). Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: a Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. Utah: Utah State University.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ARAÚJO, Luzia D. S.; GOMES, Apuena V..
Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para Matemática: uma revisão sistemática de literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1155-1166.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242044.