Aspectos do Pensamento Computacional Através da Cultura Maker e Aprendizagem Significativa: um estudo de caso com mulheres iniciantes em cursos de tecnologia da informação

  • Luana R. Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Giovanna Calado Bonilha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Ana Carolina Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Bianca Monique de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Fabiann Matthaus Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo de caso realizado com alunas iniciantes em cursos de computação. De forma geral, o objetivo deste experimento é analisar como as participantes fomentam o uso do pensamento computacional na resolução de problemas, por meio da teoria da aprendizagem significativa e atividades makers para o desenvolvimento de projetos. Em relação aos resultados, destaca-se a identificação de habilidades técnicas e cognitivas, além do estabelecimento de um espaço inclusivo e acolhedor para empoderar e estimular a permanência feminina nos cursos de Tecnologia da Informação (TI).

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Cultura Maker, Aprendizagem Significativa, Mulheres na Tecnologia

Referências

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa. São Paulo.

Candido, M. (2023). Dados de participação das mulheres na ciência. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 de julho de 2024.

e Paula, B. B., Martins, C. B., & de Oliveira, T. (2021). Análise da crescente influência da cultura maker na educação: revisão sistemática da literatura no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

dos Santos Junior, G. L., & Guimarães, P. B. V. (2021). Sub-representação feminina no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os desafios para a inclusão de gênero no mercado de trabalho. Rein - Revista Educação Inclusiva, 4(3), 18–38.

Guarda, G., & Pinto, S. (2020). Dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 1463–1472, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rosa, R. N. d. (2019). Uso do Arduino para o ensino de automação e programação com base no pensamento computacional e aprendizagem significativa. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 de julho de 2024.

Santos, V. L., Carvalho, T. F., & do Socorro Barreto, M. (2021). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. In Anais do XV Women in Information Technology, pp. 111–120, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, I., Junior, J. A., & Falcão, T. P. (2022). Panorama sobre iniciativas para promover o pensamento computacional no ensino superior brasileiro. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pp. 88–98, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35
Publicado
04/11/2024
AGUIAR, Luana R.; BONILHA, Giovanna Calado; MENDES, Ana Carolina; ARAÚJO, Bianca Monique de; BARBOSA, Fabiann Matthaus. Aspectos do Pensamento Computacional Através da Cultura Maker e Aprendizagem Significativa: um estudo de caso com mulheres iniciantes em cursos de tecnologia da informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3183-3190. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244663.